Por essa, ninguém esperava: o Zé do Caixão, um dos personagens mais famosos do cinema brasileiro, ganhará um reboot nos Estados Unidos. A produtora SpectreVision, especializada em filmes de gênero, anunciou a aquisição dos direitos do personagem criado por José Mojica Marins, e presente em títulos como À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964), Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1966), O Estranho Mundo de Zé do Caixão (1967), Inferno Carnal (1976) e Encarnação do Demônio (2008).
Resta saber se os norte-americanos preservarão o caráter sinistro e subversivo do personagem. Originalmente, Zé do Caixão representa uma figura obcecada pela descoberta da “mulher perfeita”, capaz de lhe dar um filho à altura e proporcionar uma continuação de seu sangue. O vilão (ou anti-herói, como preferir) ilustra a masculinidade tóxica e opressora às mulheres, tendo sido desenvolvido durante a ditadura militar no Brasil.
LEIA MAIS
José Mojica Marins, o eterno Zé do Caixão, morre aos 83 anos em São Paulo
5+1 :: José Mojica Marins
Podcast 2020 #11 :: O cinema de terror brasileiro
“Zé do Caixão é um vilão icônico e indelével que merece ser reimaginado para a cultura contemporânea. Estamos ansiosos para criar um novo longa-metragem capaz de captar o talento sombrio da percepção singular de Mojica sobre o mundo moderno”, afirma Daniel Noah, coprodutor. Por isso, promete “uma versão mais acessível, popular e atualizada. Ela será fiel ao fã cativo do Zé do Caixão, mas apresentada ao público novo e mais amplo”.
A SpectreVision anunciou a produção de dois longas-metragens simultâneos, baseados no personagem: o primeiro será em espanhol, adaptado à cultura mexicana, escrito por Lex Ortega e Adrian Garcia Bogliano, com direção de Ortega. Além disso, desenvolvem um filme norte-americano, em inglês. Os produtores também prometem uma versão restaurada de toda a filmografia do personagem, a ser lançada em data a definir.