E não é que Zoe Saldaña foi arrastada para o olho do furacão? Seguindo as polêmicas em torno de Emilia Pérez e o Oscar 2025, após Karla Sofia Gascón, com diversas controvérsias (saiba mais aqui), anular suas chances de ser premiada na categoria de Melhor Atriz, Saldaña também entrou na equação. Os motivos são: blackface e declarações xenofóbicas feitas no início dos anos 2010. Siga o fio e fique por dentro!
CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)
Fernanda Torres viveu momento de tensão em sua campanha no Oscar 2025 após ter um momento de blackface resgatado. O uso da prática foi feito pela atriz em um esquete humorístico veiculado há quase 20 anos no programa Fantástico, da Rede Globo. No quadro intitulado Sexo Oposto, ela aparece pintada de preto interpretando uma empregada doméstica. Fernanda, de pronto, se posicionou. Confira a declaração da atriz clicando aqui.
No entanto, o mesmo aconteceu com Zoe Saldaña. Internautas lembraram, no final de janeiro, o trabalho Nina (2016), protagonizado por Zoe. Na obra, ela encarna a icônica Nina Simone, musicista e ativista pelos direitos civis dos negros norte-americanos. No entanto, vale lembrar, Zoe possui pele um tanto mais clara que Simone. Para interpretar a artista, portanto, ela passou por um processo de maquiagem para escurecer a própria pele. Em 2020, Saldaña se disse arrependida.
“Eu nunca deveria ter interpretado Nina. Eu deveria ter feito tudo que podia, na época – porque eu tenho um tipo de poder, embora não seja o mesmo [das pessoas brancas] – para pressionar pela escalação de uma mulher negra para interpretar Nina, que era uma mulher negra excepcionalmente perfeita”, disse a atriz numa live no Instagram.
Entretanto, a situação de Zoe Saldaña parece ter se enredado mais nesta quinta-feira, 06. Isso porque usuários de redes sociais resgataram uma entrevista de Zoe para o Wall Street Journal e repercutida pela Colombia Reports, em 2011. Nela, a atriz do filme Colombiana: Em Busca de Vingança (2011), alegou que os colombianos que não se identificavam e protestavam contra o filme, eram “estúpidos” e “ignorantes”.
Quando o Wall Street Journal entrevistou Saldaña e perguntou o que ela achava do protesto, no qual cidadãos do país se diziam não se reconhecer nos estereótipos empregados na trama do filme, sua primeira resposta foi “vergonha deles”. Ela continuou: “eu queria saber como lidar com comentários estúpidos e pouco inteligentes, mas não sei… é uma pena que haja tantas pessoas por aí que pensam de forma tão ignorante”.
Na época, a organização PorColombia, formada por estudantes e profissionais colombianos, afirmou que “o filme não explica as causas profundas do conflito [colombiano] e reflete uma grande falta de criatividade… [os produtores] não têm noção cultural”. Como forma de protesto, o grupo lançou a campanha “Colombia is Beautiful”, que visava combater a representação negativa dos latinos na produção.
Após polêmicas, Gascón, vale lembrar, foi excluída de eventos de promoção de Emilia Pérez. A iniciativa visa não comprometer (ainda mais!) a campanha do longa no Oscar 2025. A Netflix, empresa que está bancando o projeto, nos últimos dias, assumiu Zoe Saldaña como estrela principal das festas. Inclusive, o pôster original, centrado na figura de Gascón, foi substituído por um alternativo, apenas com a imagem de Saldaña. Agora, com polêmicas também envolvendo Zoe, o trajeto de Emilia Pérez até o Oscar se complica ainda mais, com Saldaña podendo – após ser considerada uma das favoritas – deixar escorrer pelos dedos a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante.
Gostou do conteúdo sobre Zoe Saldaña? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal do YouTube? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!