Crítica


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Sinopse

Um ano após a volta de Will, tudo parece ter voltado ao normal. Mas a escuridão espreita sob a superfície, ameaçando toda a cidade de Hawkins.

Crítica

Nas duas primeiras temporadas de Stranger Things, a ponte com a nostalgia passava mais pelo surgimento de componentes tais como a música, as pontuais alusões formais e determinados ícones famosos, por exemplo, as fantasias dos Caça-Fantasmas sobressalentes no segundo ano. Neste terceiro, ainda que haja menções semelhantes, como a exibição de De Volta para o Futuro (1985), a Guerra Fria e a paranoia anticomunista são os principais elementos de identificação com a época em que a série se passa. A partir desse esqueleto, que conta com conspirações russas, figuras arquetípicas – decalcadas da imaginação da indústria do entretenimento, vide o assecla parecido com o exterminador do futuro vivido por Arnold Schwarzenegger no filme de James Cameron e o médico europeu vestido como um psicopata típico das produções de horror dos anos 40/50 –, os criadores desenvolvem uma trama bastante comprometida com a mitologia anteriormente criada em torno da ameaça do Mundo Invertido, mas focada no complexo desenvolvimento dos personagens.

Ao bem da verdade, a aventura, embora essencial e muito bem construída, é uma mera desculpa, pano de fundo ao verdadeiramente importante, que é o crescimento dos protagonistas, já não mais crianças. Eleven (Millie Bobby Brown) e Mike (Finn Wolfhard) se apartam constantemente do grupo para trocar beijos, às vezes sob o zelo ciumento de Jim (David Harbour), cuja irritabilidade tem a ver com um medo paterno natural, oriundo do confronto com a transição da cria prestes a deixar a completa dependência e seguir em direção à autonomia. É bem desenhado esse panorama universal. Lucas (Caleb McLaughlin) e Max (Sadie Sink) constituem o casal menos “grudento”, cotidianamente às turras. Por sua vez, Dustin (Gaten Matarazzo) volta do acampamento de verão dizendo-se apaixonado por uma menina linda e inteligente, o que os demais desconfiam ser mentira. A dúvida, bem fomentada como brincadeira, adiciona curiosidade a um dos mais queridos personagens da série. Essa separação orgânica dos amigos é um indício de algo caro ao conjunto.

Dos integrantes do quarteto principal, Will (Noah Schnapp) é o deslocado, aquele que mais sente os efeitos colaterais do amadurecimento. Para ele é difícil de lidar com a indisponibilidade dos demais, inclusive para jogar RPG, dinâmica afetiva que os mantinha unidos nos porões compartilhados da infância. Stranger Things, ao largo das conspirações russas que visam a abertura do portal ao Mundo Invertido (as intenções são obviamente bélicas), fala em sua terceira temporada essencialmente da necessidade de aceitar as inevitáveis dores e as delícias de crescer. A esse processo são intrínsecas as despedidas, algumas definitivas, outras momentâneas, e a modificação dos vínculos, mesmo dos mais sólidos. Como bem diz uma das figuras essenciais do programa, “a dor faz parte da vida, ela é boa, pois significa que você está fora da caverna”, referência à disposição de expor-se a possíveis sensações ruins a partir da coragem de estabelecer elos.

O roteiro desse terceiro ano de Stranger Thins é particularmente eficiente, inclusive por permitir a fragmentação da equipe, ainda que haja, no fim das contas, predisposição à unidade. Em diversos instantes a ação é até tripartida, com pequenos grupos desempenhando papeis notáveis, ainda que separadamente, para o sucesso da missão a ser cumprida. Assim, Dustin dá substância ao núcleo de Steve (Joe Keery) e Robin (Maya Hawke), no qual há menções a questões concernentes ao ensino médio, como a pressão por parecer descolado ao, paradoxalmente, encaixar-se em padrões e, por conseguinte, fazer parte de uma massa praticamente uniforme. Mais adiante, a inclusão da carismática Erica (Priah Ferguson) aumenta a voltagem cômica do time. Jim e Joyce (Winona Ryder), casal provável desde o começo, se aproximam vagarosamente. A tensão sexual entre eles, por inabilidade mútua, é frequentemente canalizada de modo errôneo, gerando brigas inúteis.

Aliás, essa nova leva de episódios de Stranger Things é marcada por vários dissensos entre amantes, a começar por Eleven e Mike. Há a observação rápida da insatisfação matrimonial, relativa a uma coadjuvante, que quase leva à infidelidade. As discussões entre homens e mulheres permitem a incursão por um postulado feminista, especialmente o encabeçado por Max. Seu acolhimento de Eleven, quando esta fica triste por conta da briga de namorados, passa pela reafirmação da individualidade da mulher, do não atrelamento do bem estar ao que o par romântico pode lhe proporcionar. Os criadores da série, assim, conseguem abordar muitos temas que dizem respeito a essas pessoas, circunscrevendo as suas demandas nos celebrados e saudosos anos 80, não encaixando enunciados a fórceps, mas encarando os assuntos mirados com sensibilidade e consistência. Quanto a isso, é importante o surgimento do primeiro personagem homossexual do programa.

A terceira temporada de Stranger Things é superior à segunda, principalmente por conta da densidade do que se enxerga enquanto mais um perigo extraordinário surge no horizonte de Hawkins. É inteligente, pois absolutamente irônica, a sacada dos russos comunistas construindo sua base logo abaixo de um shopping, esse símbolo do capitalismo desenfreado e predatório. Aliás, mesmo que apressadamente, a aparecimento desse tipo de modelo de negócio é entendido como fundamental à modificação da paisagem norte-americana. Somem as singularidades do centro marcado por negócios locais e, no seu lugar, há a valorização dos espigões apinhados de franquias, cuja centralidade na vida dos habitantes é um sintoma da despersonalização patrocinada pelo livre mercado. Embalando o que tange à transição da infância, passando pela adolescência, à vida adulta, numa aventura deliciosa, com gosto genuíno de anos 1980, a criação dos irmãos Matt e Ross Duffer atinge ponto raro de maturidade, sobretudo em se tratando de um sucesso global cheio de expectativas.

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Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

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