20210920 celso marconi papo de cinema 800

Aos 91 anos de idade, Celso Marconi é o crítico de cinema mais experiente em atividade no Brasil. Filósofo de formação, tem passagem pela crítica de artes plásticas e literatura, além do trabalho em diversos jornais. Atualmente, contribui para os portais Vermelho.org e Cinema Escrito, este último dirigido por Luiz Joaquim, que lhe dedicou um livro, Celso Marconi, O Senhor do Tempo (Editora Cepe, 2020).
Mas o que tem instigado a produção textual e a cinefilia de escritor pernambucano? Que filmes costuma ver, quais tendências aponta para a produção brasileira contemporânea? Que críticos e cineastas o interessam? Nesta entrevista, ele fala sobre Jean-Luc Godard, Béla Tarr, Jean-Claude Bernardet, Camilo Cavalcante, Kleber Mendonça Filho, Renata Pinheiro, Gustavo Vinagre, entre outros, criticando o “cinema de figurinhas, superficial, preocupado com o público”.
O Papo de Cinema teve o prazer de conversar com o grande intelectual:

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *