Um mergulho na trajetória do contrabando de cigarros, das fábricas instaladas no Paraguai sob o comando do ex-presidente Horacio Cartes até os pontos de venda no Brasil, passando pela aventura da travessia clandestina na fronteira entre os dois países. Assim é Cigarro do Crime, documentário produzido pela Vice Brasil para o Fórum Nacional Contra a Pirataria e Ilegalidade (FNCP), disponível gratuitamente no YouTube.
Nesta edição especial do podcast Papo de Cinema, nosso editor Marcelo Muller assume as rédeas da mediação para, ao lado de Robledo Milani, conversar com o diretor João Wainer sobre os bastidores da produção deste doc. Da equipe montada com especialistas em vários setores relacionados ao tema à constatação de uma verdadeira indústria do cigarro montada já contando com o contrabando, Wainer ainda revela situações tensas vividas por ele e sua equipe, quando enfim conseguiram conversar com os “cigarreiros”, como são chamados os responsáveis por levar os cigarros do Paraguai até o Brasil.
“É um tema que é muito pouco falado. As pessoas vêem o contrabando de cigarro como um crime menor, inofensivo, porque o cigarro é legalizado, não é ilegal como a maconha e a cocaína. Mas a real é que é muito grave esta questão”, comenta o diretor.
Uma jornada como esta, é claro, teve seus perrengues e também curiosidades. Conheça mais sobre o assunto assistindo a Cigarro do Crime e, é claro, ouvindo nosso podcast ;-)
Spotify | Apple | Google Podcasts | Anchor | Breaker | Radio Public | Pocket Casts | RSS
OUÇA MAIS:
Cinema brasileiro LGBTQI+
Snyder’s cut e os interesses no novo Liga da Justiça
Comédias românticas e suas transformações ao longo dos anos
Clint Eastwood, 90 anos
25º Prêmio Guarani – O melhor do cinema brasileiro em 2019
A carreira internacional de Wagner Moura
Últimos artigos deFrancisco Russo (Ver Tudo)
- Uma História de Família - 28 de outubro de 2021
- A Verdade - 3 de setembro de 2021
- Loucura do Tempo - 6 de abril de 2021
Deixe um comentário