20220114 podcast benedetta papo de cinema 800

Leitor e fã de podcasts, você já segue o podcast Papo de Cinema no seu player preferido? Antes de descobrir essa discussão, não se esqueça de apertar o botão de “seguir”, para não perder nenhuma discussão sobre cinemas e séries!
A partir desta semana, 40 salas de cinema pelo Brasil recebem Benedetta (2021), o novo filme de Paul Verhoeven (de Instinto Selvagem, Showgirls e Elle). Esta história real, situada na Idade Média, acompanha a vida de Benedetta Carlini (Virginie Efira), garota entregue aos cuidados da Igreja Católica desde pequena. Chegando à fase adulta, começa a ter estranhas visões eróticas com Cristo, que lhe transmite mensagens importantes a respeito da Peste Negra. Enquanto isso, apaixona-se por Bartolomea (Daphne Patakia), noviça de seu convento. O caso escandaliza a alta cúpula do catolicismo (representada por Charlotte Rampling e Lambert Wilson) e divide a opinião pública: esta mulher deveria ser expulsa por calúnia? Ou deveria ser enaltecida pela comunicação direta com Deus?
20220114 benedetta podcast papo de cinema 1200O drama foi exibido no Festival de Cannes, onde recebeu a aclamação da crítica e os protestos dos espectadores cristãos, que se revoltaram contra o que consideraram uma blasfêmia e heresia. Verhoeven se defendeu, apresentando os estudos que comprovam a existência de Benedetta. No fim do ano, o longa-metragem figurou em diversas listas de melhores filmes do ano.
No podcast Papo de Cinema desta semana, a discussão gira em torno desta obra polêmica: Benedetta seria uma obra-prima, ou simples exercício de provocação? O que ele nos diz a respeito da carreira ousada do diretor, e que papel ocupa no circuito brasileiro hoje? Resposta com nosso editor-chefe, Robledo Milani, e nosso editor e apresentador, Marcelo Müller. A edição é de Victor Hugo Furtado:
Spotify | Apple | Google Podcasts | Anchor | Breaker | Radio Public | Pocket Casts | RSS

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *