20211024 alex carvalho papo de cinema 800

Depois de ser exibido no Festival de Veneza, o drama brasileiro-francês Salamandra (2021) ganha sua primeira exibição no país dentro da programação da 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Baseado no livro homônimo de Jean-Christophe Rufin, o filme aborda a chegada ao Brasil da francesa Catherine (Marina Foïs), que passou anos presa aos cuidados do pai idoso. Após a morte deste, ela visita a irmã em Pernambuco, onde conhece Gilberto (Maicon Rodrigues), um garoto local com quem se relaciona amorosa e sexualmente.
O namoro começa a ser visto com maus olhos pelas pessoas ao redor, conforme os laços envolvem quantias de dinheiro e planos de abrirem um negócio juntos. Mas afinal, quem está se aproveitando de quem nesse contexto? Aos poucos, o drama social se abre à fantasia, justificando a menção ao animal no título. Leia a nossa crítica. O Papo de Cinema entrevistou o diretor Alex Carvalho a respeito de seu primeiro e ousado longa-metragem:

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *