O 8º Festival de Verão, realizado em Porto Alegre, teve sua programação iniciada ontem, 8 de março.Também iniciou a programação da Mostra Principal, que integra o Festival, destacando as produções brasileiras e internacionais. Informações detalhadas podem ser encontradas em http://festivalveraors.com.br/2012/mostras/mostra-principal/
Verifique abaixo os filmes que integram a Mostra Principal
Os irmãos Orlando (Felipe Camargo), Cláudio (João Miguel) e Leonardo Villas Bôas (Caio Blat) se alistam na expedição Roncador-Xingu e partem em uma missão desbravadora pelo Brasil central. Em uma iniciativa inédita até então, o trio consegue fundar o Parque Nacional do Xingu.
Pina Bausch é a lendária bailarina e coreógrafa. Suas criações geniais transformaram a linguagem da dança e do teatro e ofereceram experiências visuais e sensoriais únicas. O filme em 3D de Wim Wenders captura a estética de Bausch de uma forma surpreendente.
Zizo (Irandhir Santos) é um poeta inconformado e anarquista, que banca a publicação de seu tablóide. Em seu mundo próprio, onde ajudar os necessitados é uma mistura de benefício com maldade, ele conhece Eneida (Nanda Costa). A partir de então suas convicções começam a ruir, já que se vê diante de conflitos entre os interesses da coletividade e suas próprias vontades.
Uma recriação arrebatadora da pintura épica de Pieter Brugel “A procissão para o Calvário“, de 1654. No filme, Rutger Hauer representa Bruegel, Michael York vive um colecionador de arte amigo do pintor e Charlotte Rampling é a inspiração para sua Virgem Maria.
Oliver Sherman – Uma Vida em Conflito
Oliver decide visitar seu amigo Franklin, que salvou sua vida sete anos antes, quando ambos estavam na guerra. Franklin vive agora em uma pacata cidade rural, casado, com dois filhos e com um emprego seguro. Sua realidade contrasta com a de Oliver, que vive uma existência solitária, ainda afetado pelos traumas dos campos de batalha. O reencontro começa cheio de alegrias, mas vai aos poucos trazendo à tona os fantasmas de Oliver e desestabilizando Franklin. Baseado em um conto de Rachel Inaglls.
A velha Perpétua, sentindo a presença da morte, resolve preparar Zeca, o seu querido neto, para a separação que se aproxima, contando-lhe a história de um rei e uma rainha, muito ricos e poderosos, que perderam o único filho e que querem trazê-lo de volta à vida. Enquanto Perpétua conta a história, Damião e Josefa trabalham para sustentar a família e preparar o casamento da filha Fátima. Ao final, a história contada por Perpétua e o destino daquela família se cruzam.
Durante uma noite o reencontro de quatro amigos será marcado por um jogo de mentiras e verdades com consequências inesperadas. Filme realizado a partir da peça Eutro dirigida por Rodrigo Fischer.
Em seus 58 anos, Garcia, trabalhador de uma fábrica, finalmente cumpriu a promessa feita ao casar-se com sua esposa – comprar uma casa própria. Entretanto, o lugar é uma granja pobre fora da cidade que em nada se parece com o que ela sonhou por tantos anos. Garcia crê que finalmente colherá os frutos de tantos anos de trabalho, mas sua vida dá uma guinada inesperada quando retorna para casa e sua esposa não está mais lá.
Numa mesma noite, cinco pessoas de uma cidadezinha do interior são acometidas por um mesmo pesadelo envolvendo um homem sinistro e um tesouro enterrado. Com a chegada de um misterioso peregrino, o vilarejo é arrebatado da rotina medíocre e os personagens são lançados num vórtice de acontecimentos insólitos. Será assim que cada um terá sua verdade trazida à luz e se libertará do jugo perverso das hipocrisias, medos e doenças, assumindo as rédeas de seus destinos e reescrevendo suas vidas.
A pichação é uma cultura pouco compreendida no Rio de Janeiro. Contando com a presença apenas de pichadores, o filme revela o que eles têm a dizer, quais suas histórias nunca narradas, seus riscos, seus medos, paixões e grafias. Com cenas de tirar o fôlego, o longa mergulha neste submundo, fazendo o espectador vivenciar aventuras e sentir a adrenalina comum deste movimento que toma a cidade enquanto a maioria dorme. Suspendendo barreiras invisíveis e exibindo o que é obscuro, fica a questão do quanto de pichador há em todos de nós.
Moacir dos Santos veio do Brasil há quase três décadas; depois de tanto tempo já é “brasileiro e argentino”, como ele mesmo diz. Desempregado e entregue a diversos excessos, após diagnóstico de esquizofrenia paranoide, ele foi internado no Hospital Neuropsiquiátrico Borda onde passou grande parte da sua estadia em Buenos Aires. Após receber a alta hospitalar, com seus 65 anos de idade, Moacir pretende deixar atrás os fantasmas e gravar um CD com músicas de sua autoria que, como ele mesmo, ficaram perdidas durante longos anos.
O documentário acompanha quatro gerações de uma família cubana, ao longo de 7 anos de suas vidas. Preciosos arquivos de família em super 8 dos anos 60, são misturados à imagens atuais, proporcionando uma viagem no tempo. Um filme sobre amor, revolução e família, que busca dar voz para as famílias cubanas falarem sobre o seu país.
Puco antes de morrer, Ema fala a sua neta sobre seu avô desconhecido. Isso volta a despertar em Clara, a mãe da menina, o interesse em saber mais sobre o pai que nunca conheceu. Quarenta anos atrás, Juan era um ventríloco. Ele dividiu sua vida com uma boneca de porcelana.
Histórias que só existem quando lembradas
Jotuomba fica localizada no Vale do Paraíba, no estado do Rio de Janeiro. Nos anos 30 as até então ricas fazendas de café foram à falência, derrubando a economia local. Madalena (Sônia Guedes), uma velha padeira, continua vivendo na cidade. Ela é muito ligada à memória de seu marido morto, que está enterrado no único cemitério local, hoje trancado. Sua vida começa a mudar quando Rita (Lisa E. Fávaro), uma jovem fotógrafa, chega na cidade.
Chile, Setembro de 1973. A história decorre durante os dias do golpe de Estado pelo general Augusto Pinochet contra o Governo de Salvador Allende. Mario Cornejo (Alfredo Castro) é um homem triste e solitário a trabalhar numa morgue de Santiago, onde transcreve os relatórios das autópsias. Nancy Puelma (Antonia Zegers), a sua vizinha, é uma corista de cabaret que se recusa a envelhecer. Um dia os caminhos de ambos cruzam-se e Mario apaixona-se irremediavelmente. Obcecado, segue a vida de Nancy, observando todos os seus passos. Até que, uma manhã, ele encontra a casa dela destruída. É então que, em desespero, passa a procurar o seu rosto em cada cadáver que chega à morgue. Até, finalmente, a encontrar
A rota entre Assuncíon do Paraguai e Buenos Aires. Um caminhoneiro deve levar uma mulher desconhecida. A mulher não está só. Embarca com seu bebê. Restam 1.500 Km por percorrer.
O dia a dia de cinco jovens músicos em suas audições, estudos e ensaios para orquestras de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, incluindo os conflitos, a paixão e a disciplina que precisam ter para seguir a vocação artística.
Em uma noite, em Lisboa, Simone sai do trabalho atrasada para uma festa. Ela tem vinte minutos para chegar ao seu destino, mas quando cruza um viaduto, percebe a presença de Guilherme, um homem que está prestes a pular. Ela sai do carro para tentar ajudá-lo. Os dois se aproximam e se beijam. Mas assim que ela abre os olhos novamente, ele já não está mais lá. Agora, ela só pensa em descobrir quem foi o homem que a beijou. O mistério, no entanto, se transforma numa obsessão que fará Simone deixar para trás sua casa, seu marido e sua vida perfeita em busca de um sonho.
Numa vila isolada do litoral brasileiro onde tudo parece imóvel, Clarice percebe a sua vida durante um único dia, em descompasso com as pessoas que ela encontra e que apenas vivem aquele dia como outro qualquer. Ela tenta entender a sua obscura realidade e o destino das pessoas a sua volta num tempo circular que assombra e desorienta.
Uma longa viagem é a história de três irmãos. O caçula vai para Londres em 1969, mandado pela família para que ele não entrasse na luta armada contra a ditadura no Brasil, seguindo os passos da irmã. Durante os nove anos em que viaja pelo mundo, ele escreve cartas. Em contraponto à entrevista e as cartas, os comentários em off da irmã, presa política que virou uma artista reconhecida e viaja pelo mundo, quase num processo inverso ao vivido pelo irmão, que de viajante livre foi obrigado a enfrentar algumas internações em hospitais psiquiátricos. No fundo, é um documentário que trabalha sobre a memória. Não somente pela forma como é feita a investigação, mas também sobre o que motivou o filme: a morte do terceiro irmão.
No sertão mineiro, onde o tempo parece andar ao ritmo do rio, duas senhoras acompanham o girar do redemoinho. Bastú acaba de perder o marido Feliciano e sem choro busca abrigo nos sinais do dia a dia e em suas lembranças. Mas é na liberdade dos sonhos e nas novidades trazidas pelos netos que ela faz sua própria transformação. Maria carrega em seu tambor a alegria e força de seu povo. Seu batuque ecoa os sons de outros lugares e marca a presença daquilo que não pode morrer. Neste universo onde a tradição é surpreeendida pela novidade e a realidade pela invenção, pequenos movimentos podem fantasiar o correr da vida.
Um lugar que abriga um carnaval, um carnaval que modifica um lugar. O Carnaval da Pedreira: sua história, seus protagonistas, seus conflitos. Um carnaval como poucos que encarna a história e a identidade de um lugar. Um carnaval que devolve ao mesmo conceito de carnaval sua verdadeira essência.
A Delicadeza do Amor
Nathalie é jovem bonita, tem um casamento perfeito e leva uma vida tranquila, com tudo no lugar. Contudo, quando seu marido vem a falecer após uma acidente, seu mundo vira de cabeça para baixo. Para superar os momentos tristes, ela decide focar no trabalho e deixa de lado seus sentimentos. Até o dia em que ela, sem mais nem menos, tasca um beijo em Markus (François Damiens), seu colega de trabalho e os dois acabam embarcando numa jornada emocional não programada, revelando uma série de questões até então despercebida por ambos, o que os leva a fugir para redescobrir o prazer de viver e entender melhor esse amor récem-descoberto.
Sherko é curdo e Najla pertence a uma influente família árabe. Eles se amam, mas suas origens impedem que permaneçam juntos. É quando Najla decide fazer as escolhas de sua própria vida, passando por cima da família.
A Casa Verde
Um desenhista em crise criativa é pressionado por sua editora a entregar a história em quadrinhos que está desenvolvendo. A ação avança quando um cientista/professor inventa um reciclador de lixo, contrariando os interesses do malvado da história, Jordão, que cobra pela coleta do lixo na cidade. Ele e sua assistente, Gigi, partem para a vingança. A partir daí, o desenhista perde o controle da história e os personagens passam a agir por conta própria. Todos querem salvar o professor das garras de Jordão, impedir que a reciclagem acabe e salvar o meio ambiente da poluição do malvado.
Muitos diretores de bancos, políticos e empresários de hoje são exilados dos anos 70. O que mudou suas visões do mundo? Que aprendizado esse tempo trouxe? Em teu nome…fala sobre este aprendizado, esta transformação pela qual as pessoas e o país passaram nos anos de exceção no Brasil. Um filme que aborda os anos 70 sob uma ótica humanista e poética. Um filme sobre coragem, determinação e descobertas.
Fonte: Espaço Z
Deixe um comentário