seis graus ninfomaniaca papo de cinema14

Um dos filmes mais polêmicos do ano, Ninfomaníaca, de Lars von Trier, estreia neste fim de semana no Brasil. A primeira parte do longa do cineasta foi elogiado por alguns dos veículos de imprensa mais respeitados do mundo e também acabou espinafrado por críticos que não viram sentido ou importância na história de uma mulher viciada em sexo. Seja qual for o resultado da obra, algo é certo: o espectador não ficará imune à nova incursão do controverso dinamarquês por trilhas explícitas percorridas anteriormente em obras como Os Idiotas (1998) e Anticristo (2009).

No entanto, apesar do teor sexual de Ninfomaníaca, algumas das cenas mais quentes foram feitas com dublês, e não com os integrantes do elenco. A atriz Charlotte Gainsbourg, que interpreta a personagem principal, Joe, disse em entrevista que só aceitou participar do projeto ao ter certeza de que os atores não fariam sexo. Este é o tipo de preocupação que passa longe da cabeça da superestrela da indústria pornô Sasha Grey. Pelo contrário! Mas, após cerca de 200 filmes e vídeos restritos à audiência adulta, a atriz anunciou que estava se retirando deste segmento. Antes disso, porém, ela rodou Sasha Grey Superslut, um filme sobre… bem, você pode imaginar!

Charlotte Gainsbourg é recatada na vida pessoal, mas sua Joe é uma espécie de superslut em Ninfomaníaca, filme que cairia como uma luva para Sasha Grey. Brincadeiras à parte, veja abaixo os seis pontos que ligam Ninfomaníaca Sasha Grey Superslut.

 

seis graus ninfomaniaca papo de cinema011. Ninfomaníaca (2013)

No novo filme de Lars von Trier, a atriz Charlotte Gainsbourg interpreta Joe, ninfomaníaca que é salva por um homem após ser agredida e a quem relata suas experiências sexuais desde a infância. Cru, com ares melancólicos, ecos pessimistas, ímpetos punitivos e tons autodestrutivos, Trier realizou uma obra que se aproxima de Os Idiotas (1998) e Anticristo (2009), que teve como ator principal Willem Dafoe, também integrante do elenco de Ninfomaníaca...

seis graus ninfomaniaca papo de cinema02 e1389295067811

seis graus ninfomaniaca papo de cinema032. eXistenZ (1999)

Em 1999, a indústria dos games se solidificava enquanto a internet e os jogos online davam seus primeiros passos em escala global. Neste ano, a ficção científica eXistenZ apresentou um noir futurista sobre espionagem industrial no promissor mundo da realidade virtual biotecnológica. Willem Dafoe vive Gas, um comerciante do mercado negro às voltas com o crime. Na direção do longa, o visionário cineasta canadense David Cronenberg

seis graus ninfomaniaca papo de cinema04 e1389295030604

seis graus ninfomaniaca papo de cinema053. Crash – Estranhos Prazeres (1996)

O inquieto David Cronenberg surpreendeu a todos quando lançou Crash – Estranhos Prazeres (1996), filme inspirado no livro do cultuado escritor J.G. Ballard. No longa, Holly Hunter e James Spader descobrem a energia sexual que percorre o submundo erotizado das vítimas de acidentes de trânsito. O filme tornou-se um clássico do fetiche motorizado…

seis graus ninfomaniaca papo de cinema06 e1389295004835

seis graus ninfomaniaca papo de cinema074. Sexo, Mentiras e Videotape (1989)

Sete anos antes de vagar pelos subterrâneos do desejo em Crash, James Spader estrelou o provocativo Sexo, Mentiras e Videotape, de Steven Soderbergh. A obra relata a história do homem que grava vídeos de mulheres falando sobre sua sexualidade e o impacto disso em seus relacionamentos. Altamente contemporâneo e classificado como “culturalmente significante” pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, o filme levou a Palma de Ouro em Cannes e tornou o cineasta respeitado pelo mundo…

seis graus ninfomaniaca papo de cinema08 e1389294982700

seis graus ninfomaniaca papo de cinema095. Confissões de uma Garota de Programa (2009)

Após suas incursões políticas com Traffic (2000) e Che – Parte 1: O Argentino (2008),  passar pela experimentação de Full Frontal (2002), a ficção científica de Solaris, no mesmo ano, Steven Soderbergh debruçou-se sobre a vida de uma jovem prostituta, que fatura dez vezes mais que seu namorado personal trainer e que pensa que está no comando da própria vida. Sasha Grey, escolhida para interpretar Chelsea/Christine em Confissões de uma Garota de Programa, é uma das atrizes pornôs mais famosas do mundo…

seis graus ninfomaniaca papo de cinema10 e1389294957821
seis graus ninfomaniaca papo de cinema1216. Sasha Grey Superslut (2006)

A superestrela Sasha Grey é o nome mais conhecido da indústria do sexo no mainstream. Com aparência de menina comum, morena e bonita, Sasha toca o terror em frente às câmeras. Já atuou em mais de 200 filmes, boa parte deles indicados apenas para maiores de idade, como Sasha Grey Superslut. Há pouco tempo, anunciou sua aposentadoria dos filmes pornôs. A transição rolou durante alguns anos e seu antigo trabalho com Soderbergh foi essencial para a guinada.

seis graus ninfomaniaca papo de cinema11 e1389332234656

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é jornalista, doutorando em Comunicação e Informação. Pesquisador de cinema, semiótica da cultura e imaginário antropológico, atuou no Grupo RBS, no Portal Terra e na Editora Abril. É integrante da ACCIRS - Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul.
avatar

Últimos artigos deDanilo Fantinel (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *