Nos últimos dois anos, uma ausência na categoria Melhor Longa de Animação vinha sendo sentida. Sem grandes produções (ou mesmo lançamentos, no caso de 2014), os estúdios Pixar haviam ficado de fora da festa, vendo seus irmãos da Disney levarem os louros com Frozen (2013) e Operação Big Hero (2014). Esta anomalia, no entanto, acaba em 2016, quando o popular estúdio da luminária pode emplacar não apenas uma, mas duas indicações nesta categoria: Divertida Mente e O Bom Dinossauro.
É bem verdade que esta segunda produção tem boas chances de não ser lembrada pelos votantes da Academia. O filme teve seus problemas nos bastidores e com estreia adiada, só chegou depois do saudado Divertida Mente nos cinemas. Mas como a Pixar tem um nome forte junto aos eleitores, é possível que um voto de rebanho se dê e o filme do simpático apatassauro consiga entrar na lista. Isso, claro, se o Oscar deixar de lado uma prática que vem fazendo ultimamente, em dar espaço para produções menos famosas, colocando luz em projetos ambiciosos, mas com menor popularidade. Nesta onda, ganham chances azarões como a belíssima animação brasileira O Menino e o Mundo, da produtora Filmes de Papel, ou o poético O Profeta, baseado na obra de Kahlil Gibran, da produtora de Salma Hayek, a Ventanarosa. Da mesma forma, os estúdios Ghibli poderiam entrar nesta vaga com o emocionante As Memórias de Marnie.
São quatro produções concorrendo por apenas uma vaga, visto que as demais colocações estão praticamente fechadas. As principais premiações do ano – Globo de Ouro, Critics Choice Awards, Annie Awards e Producer Guild Awards – colocaram estas quatro animações entre suas finalistas, o que praticamente determina as indicações ao Oscar para Divertida Mente, Anomalisa, Snoopy & Charlie Brown: Peanuts – O Filme e Shaun: O Carneiro.
Divertida Mente, da Pixar, é o principal concorrente e o que brigará com mais força pela estatueta. Ao seu lado, cabeça a cabeça, está a animação em stop motion roteirizada e dirigida pelo ganhador do Oscar Charlie Kaufman, Anomalisa. Ele, que levou o prêmio como Melhor Roteiro por Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, retorna após anos sem novos projetos com uma animação inteligente, sensível e incrivelmente humana. Os estúdios Blue Sky aparecem novamente na festa com a adaptação da adorada obra de Charles Schulz, Snoopy e Charlie Brown: Peanuts – O Filme. Enquanto o popular estúdio britânico Aardman entrega mais uma bela animação em stop motion com Shaun: O Carneiro, seguindo o mesmo modelo dos oscarizados Wallace e Gromit.
CERTEZAS
Divertida Mente
Anomalisa
Snoopy & Charlie Brown: Peanuts – O Filme
Shaun: O Carneiro
QUASE CERTEZA
AZARÕES
O Menino e o Mundo
As Memórias de Marnie
O Profeta
MERECEM, MAS NÃO VÃO ENTRAR
O Pequeno Príncipe
The Boy and the Beast