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Não são raros os vencedores do Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme (seja Drama ou Comédia/Musical) que não conseguem repetir o mesmo bom resultado no Oscar. Basta lembrar das conquistas de Boyhood: Da Infância à Juventude e O Grande Hotel Budapeste (ambos de 2014), A Rede Social e Minhas Mães e Meu Pai (os dois de 2010), Avatar e Se Beber Não Case! (de 2009), Desejo e Reparação e Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (de 2007), Babel e Dreamgirls (de 2006) ou O Segredo de Brokeback Mountain e Johnny & June (de 2005), apenas para ficarmos na última década. No entanto, se é pouco provável que os campeões do Globo deste ano alcancem a mesma glória na festa do dia 28 de fevereiro, poucos apostariam contra as chances dos indicados ao menos figurarem entre os finalistas.

Partindo deste princípio, temos como favoritos dois filmes que chamam atenção pelo grande elenco: Spotlight: Segredos Revelados (indicado a Melhor Drama, ao Bafta e ao Critics Choice, além de ter sido apontado como o Melhor Filme do ano pela Sociedade Nacional dos Críticos dos EUA) e A Grande Aposta (que concorre nas mesmas premiações, porém com um pouco de desvantagem por ter sido classificado como Comédia – gênero que volta e meia desperta reações de preconceito por não ser levado tão à sério). Alejandro González Iñarritu, premiado no ano passado por Birdman (2014), volta com tudo em O Regresso, filme que tem tudo para figurar na maior parte das listas, sem nunca, no entanto, levar o prêmio principal (sua força maior é o prestígio do diretor e a atuação arrebatadora de Leonardo DiCaprio como protagonista, desde já um dos favoritos a levar, enfim, a estatueta para casa). Completando esse grupo dos confirmados, temos Perdido em Marte, o maior sucesso de bilheteria das carreiras do diretor Ridley Scott e do astro Matt Damon (os dois também muito bem cotados em suas categorias).

A Grande Aposta: praticamente confirmado entre os indicados
A Grande Aposta: praticamente confirmado entre os indicados

Deixando esses quatro de lado, chegamos a algumas situações problemáticas. Mad Max: Estrada da Fúria foi eleito o melhor filme do ano pela Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema) e tem sido consagrado no mundo inteiro, mas falhou em conseguir uma indicação à categoria principal do Bafta (o Oscar inglês). Carol e O Quarto de Jack, dois sucessos independentes que tem recebido críticas entusiasmadas, ficaram de fora da premiação do Producers Guild Association – a associação dos produtores, ou seja, quem faz os filmes! Ponte dos Espiões recebeu uma única indicação ao Globo de Ouro (Ator Coadjuvante), mas foi um dos campeões de indicações ao Bafta – e todo mundo sabe que a Academia adora Steven Spielberg! Já Divertida Mente é a volta da Pixar à velha forma de alguns anos anteriores, e ninguém duvidaria que, além de levar a estatueta de Melhor Longa de Animação, conquistasse também uma vaga nessa disputada seleção principal.

Star Wars: O Despertar da Força é o maior sucesso de bilheteria do ano e foi uma grande surpresa, tendo superado as expectativas até dos fãs mais entusiasmados – e tamanha popularidade pode ser recompensada aqui. Creed: Nascido para Lutar resgata um pouco da história de Rocky: Um Lutador (1976), longa vencedor do Oscar de Melhor Filme em 1977, e Joy: O Nome do Sucesso é o novo trabalho do diretor David O. Russell, que teve seus três últimos longas – Trapaça (2013), O Lado Bom da Vida (2012) e O Vencedor (2010) – presentes nessa categoria. Brooklyn é um título de bastante prestígio, e mesmo que pouco visto, possui admiradores empolgados. Já Straight Outta Compton: A História do N.W.A. foi um fenômeno de bilheteria inesperado e conseguiu surpreendentes indicações ao Screen Actors Guild Award e ao Critics Choice como Melhor Elenco, além de ter sido eleito um dos dez melhores do ano no National Board of Review.

Steve Jobs: um dos prováveis ignorados da categoria
Steve Jobs: um dos prováveis ignorados da categoria

Com a possibilidade de até 10 indicados nessa categoria, a disputa para Melhor Filme é a que pode apresentar o maior número de surpresas. Mesmo assim, a corrida para uma vaga neste ano parece mais acirrada do que nunca, o que pode deixar até favoritos da Academia, como Quentin Tarantino (três dos seus longas anteriores concorreram a Melhor Filme, e dois forma premiados como Roteiro), com o ame-ou-odeie Os Oito Odiados, ou Danny Boyle (vencedor do Oscar de Filme e Direção por Quem Quer Ser Um Milionário?, 2008), com a cinebiografia Steve Jobs, de fora da briga. Da mesma forma, títulos com temática “incômoda”, como Trumbo: Lista Negra (que fala sobre a própria Hollywood com uma visão bastante crítica) e Sicario: Terra de Ninguém (sobre tráfico de drogas) podem acabar eclipsados por outros mais badalados. Resta apenas esperar… e ver para crer!

 

CERTEZAS

 

QUASE CERTEZAS

 

AZARÕES

 

MERECEM, MAS NÃO VÃO ENTRAR

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
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é crítico de cinema, presidente da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (gestão 2016-2018), e membro fundador da ABRACCINE - Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Já atuou na televisão, jornal, rádio, revista e internet. Participou como autor dos livros Contos da Oficina 34 (2005) e 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016). Criador e editor-chefe do portal Papo de Cinema.
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