Estreias da semana :: 09 de março de 2017

Publicado por

Semana intensa de tantas novidades chegando às telas brasileiras: nada menos do que 14 filmes estão entrando em cartaz por todo o país, entre lançamentos nacionais e regionais. Ainda motivado pela recente entrega do Oscar, temos um dos indicados deste ano, assinado por um dos maiores cineastas da atualidade. Há também uma releitura contemporânea de um velho e conhecido monstro do cinema e a reestreia de um clássico do cinema francês indicado ao Oscar em 1960, além de uma comédia italiana indicada ao David di Donatello 2017. Uma produção que acompanha a trajetória de ascensão de uma das maiores redes de lanchonetes de todo o mundo e um drama biográfico argentino do Papa Francisco também estão entre os destaques. E mais: da França temos a volta de uma diva em uma comédia romântica e um drama indicado ao Cesár, uma produção sul-africana exibida no Festival de Berlim, um título premiado no Festival de Cannes e duas produções nacionais: um documentário exibido na Mostra de SP e um thriller policial ambientado no Rio de Janeiro. Pra terminar, que tal dois drama de tribunal estrelados por rostos bem populares em Hollywood? Ficou curioso? Confira nosso relatório completo a seguir, com críticas, curiosidades, bilheterias e muito mais!

 

Silêncio
Silence, EUA/Taiwan/México, 2016
Drama/História, 161 minutos
De Martin Scorsese
Com Andrew GarfieldAdam DriverLiam Neeson, Tadanobu Asano, Ciarán Hinds, Issei Ogata, Shin’ya Tsukamoto, Yoshi Oida
Curiosidades: Oscar 2017: indicado a Melhor Fotografia;
Nota Papo de Cinema: 4,5/5
Nota AdoroCinema: 4/5
Nota do Rotten Tomatoes: 84%
Nota do IMDB: 7,5/10
Nota do Metacritic: 79/100
Bilheteria: US$ 7,1 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “Um filme sobre o não dito, sobre a força da ausência e o reconhecer de instintos maiores. Impor vontades por muito pode ter sido a solução, mas é curioso como foi olhando para trás que o diretor buscou esse exemplo de resiliência e resignação, tão apropriado para os dias de agora.” Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

  

Kong: A Ilha da Caveira
Kong: Island Skull, EUA, 2017
Ação/Aventura/Fantasia, 118 minutos
De Jordan Vogt-Roberts
Com Tom HiddlestonSamuel L. JacksonBrie LarsonJohn C. ReillyJohn GoodmanToby KebbellRichard Jenkins, Corey Hawkins, John Ortiz
Curiosidades: Filmado na ilha de Kuaola Ranch, no Havaí, mesmo lugar onde foram as filmagens de Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015);
Nota Papo de Cinema: 4/5
Nota do Rotten Tomatoes: 79%
Nota do IMDB: 7,8/10
Nota do Metacritic: 62/100
Orçamento: US$ 190 milhões;
Estreia nacional
O que nós achamos: “Este longa é eficiente no que se propõe, sem desprezar a mitologia do personagem, ao mesmo tempo em que não se exime em assumir riscos para propor novidades inesperadas e soluções ousadas.” Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

Hiroshima, Meu Amor
Hiroshima, Mon Amour, França/Japão, 1959
Drama, 90 minutos
De Alain Resnais
Com Emmanuelle Riva, Eiji Okada, Stella Dallas, Pierre Barbaud, Bernard Fresson
Curiosidades: Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original;
Nota Papo de Cinema: 4/5
Nota do Rotten Tomatoes: 100%
Nota do IMDB: 8/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “A partir dos percalços da impetuosa francesa, Duras e Resnais estruturam um filme lírico sobre amor e guerra, duas das principais fundações do comportamento humano, adicionando a eles o embate de outros dois elementos essenciais para nossa própria história: a necessidade da memória contra o perigo do esquecimento. Seja no amor ou na guerra.” Confira na íntegra a crítica de Danilo Fantinel

 

Paro Quando Quero
Smetto quando voglio, Itália, 2014
Comédia, 105 minutos
De Sydney Sibilia
Com Edoardo Leo, Valeria Solarino, Valerio Aprea, Paolo Calabresi, Libero De Rienzo, Stefano Fresi, Lorenzo Lavia
Curiosidades: David di Donatello 2014: indicado a Melhor Filme, Diretor Revelação, Roteiro, produção, Ator (Edoardo Leo), Ator Coadjuvante (Valerio Aprea, Libero De Rienzo, Stefano Fresi), Canção Original (Smetto quando voglio), Som, Montagem e Efeitos Especiais;
Nota Papo de Cinema: 3,5/5
Nota AdoroCinema: 2/5
Nota do IMDB: 7/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “O ótimo elenco contribui para o agradável resultado, com todos os atores extraindo o máximo em termos de humor das limitações de seus personagens. E se o contexto social se dissipa ao longo da projeção, ao menos ele retorna num desfecho sarcástico que beira o absurdo sem que se perca o valor da mensagem.” Confira na íntegra a crítica de Leonardo Ribeiro

 

Souvenir
França/Bélgica/Luxemburgo, 2016
Romance, 90 minutos
De Bavo Defume
Com Isabelle HuppertKévin Azaïs, Johan Leysen, Jan Hammenecker, Anne Brionne, Sophie Mousel, Benjamin Boutboul
Curiosidades: Festival de Toronto 2016: seleção oficial;
Nota Papo de Cinema: 3/5
Nota AdoroCinema: 3/5
Nota do IMDB: 6,1/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “As viradas dramáticas de conto de fadas propostas pelo cineasta seguem a cartilha básica deste tipo de história – conflito, ganho de consciência moral, reconciliação – expondo suas fragilidades.” Confira na íntegra a crítica de Leonardo Ribeiro

 

Eles Só Usam Black-Tie
Necktie Youth, África do Sul/Holanda, 2016
Drama, 93 minutos
De Sibs Shongwe-La Mer
Com Bonko Cosmo Khoza, Sibs Shongwe-La Mer, Colleen Balchin, Kamogelo Moloi, Emma Tollman
Curiosidades: Festival de Berlim 2015: selecionado para a mostra panorama;
Nota Papo de Cinema: 3/5
Nota AdoroCinema: 3,5/5
Nota do IMDB: 6,5/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “Em meio a essa efervescência de conceitos, algumas reflexões contundentes se sobressaem, como a percepção dos jovens de que, mesmo convivendo diariamente, pouco conhecem uns aos outros – como muitos revelam aos documentaristas não saberem realmente quem era Emily – já que não compreendem ao certo nem mesmo a própria identidade, não se reconhecendo nas figuras de seus pais, por exemplo.” Confira na íntegra a crítica de Leonardo Ribeiro

 

Olhar Instigado
Brasil, 2016
Documentário, 71 minutos
De Chico Gomes, Felipe Lion
Com Alexandre Orion, André Pato Monteiro, Bruno Locuras
Curiosidades: 40ª Mostra de São Paulo: selecionado para a sessão de documentários;
Nota Papo de Cinema: 2,5/5
Nota AdoroCinema: 2,5/5
Estreia nacional
O que nós achamos: “Acompanhamos, instigados pela rotina de criação dos personagens centrais, uma luta de David contra Golias, das pequenas iniciativas para despertar a consciência de São Paulo, embotada por toda sorte de forças espúrias.” Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller

 

Versões de Um Crime
The Whole Truth, EUA, 2016
Drama/Thriller, 93 minutos
De Courtney Hunt
Com Keanu ReevesRenée ZellwegerGugu Mbatha-Raw, Gabriel Basso, Jim Belushi, Jim Klock, Ritchie Montgomery
Curiosidades: Prêmio do Círculo de Mulheres Críticas de Cinema do EUA 2016: indicada a Pior “Mãe nas Telas” (Renée Zellweger);
Nota Papo de Cinema: 2,5/5
Nota do Rotten Tomatoes: 29%
Nota do IMDB: 6,1/10
Nota do Metacritic: 46/100
Estreia nacional
O que nós achamos: “O resultado carrega um sentimento inevitável de decepção em relação ao potencial da cineasta, que entrega um produto menos cinematográfico e mais próximo dos episódios das séries de TV procedurais, como Lei & Ordem (2011-2013), que dirigiu no intervalo entre os longas. Um filme aceitável, porém genérico e sem personalidade.” Confira na íntegra a crítica de Leonardo Ribeiro

  

Fome de Poder
The Founder, EUA, 2016
Drama/Biografia/História, 00 minutos
De John Lee Hancock
Com Michael KeatonPatrick WilsonLaura Dern, Linda Cardellini, Nick Offerman, John Carroll Lynch, B.J. Novak
Curiosidades: Acompanha o início da trajetória de sucesso da milionária empresa alimentícia McDonald’s;
Nota Papo de Cinema: 2/5
Nota AdoroCinema: 2,5/5
Nota do Rotten Tomatoes: 82%
Nota do IMDB: 7,2/10
Nota do Metacritic: 66/100
Bilheteria: US$ 19,8 milhões;
Estreia nacional
O que nós achamos: “Entre seus feitos, Kroc substituiu o leite dos milk shakes do McDonald’s por um composto em pó solúvel em água, que se assemelhava em aparência e sabor com o original. Fome de Poder segue a mesma receita: uma fórmula fácil para ser consumida e saciar rapidamente, mas que logo deixa a consciência pesada por ser uma refeição tão incompleta quanto artificial.” Confira na íntegra a crítica de Conrado Heoli

  

Insubstituível
Médecin de campagne, França, 2016
Comédia/Drama, 102 minutos
De Thomas Lilti
Com François Cluzet, Marianne Denicourt, Christophe Odent, Patrick Deschamps, Géraldine Schitter, Isabelle Sadoyan, Félix Moati
Curiosidades: César 2017: indicado a Melhor Ator (François Cluzet);
Nota Papo de Cinema: 2/5
Nota do Rotten Tomatoes: 94%
Nota do IMDB: 6,7/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “Por diversos momentos, o filme transcorre em banho-maria, como se estivesse descendo uma ladeira em ponto morto, levado pelas circunstâncias, não o contrário. A despeito disso, os talentos de François Cluzet e Marianne Denicourt, que constroem personagens de relevância visível, salvam a realização da vala comum, de ser reduzido a mais do mesmo.” Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller

 

Papa Francisco: Conquistando Corações
Francisco: El Padre Jorge, Argentina/Espanha/Itália, 2015
Drama/História/Briografia, 104 minutos
De Beda Docampo Feijóo
Com Darío Grandinetti, Silvia Abascal, Anabella Agostini, Eugenia Alonso, Jimena Anganuzzi, Lucas Armas Estevarena
Curiosidades: Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Argentina 2015: indicado a Melhor Direção de Arte, Trilha Sonora e Figurino;
Nota Papo de Cinema: 2/5
Nota do IMDB: 5,9/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “O ótimo Darío Grandinetti se destaca e, mesmo não se assemelhando fisicamente ao Papa, consegue transmitir sua aura carismática e a paixão investida no engajamento nas causas sociais. No entanto, nem mesmo o esforço de Grandinetti é capaz de se sobrepor à unidimensionalidade da imagem proposta por Feijóo, presa a um olhar de admiração – não desmerecida, é verdade – que impede qualquer outra interpretação.” Confira na íntegra a crítica de Leonardo Ribeiro

 

Personal Shopper
França, 2016
Drama/Thriller, 105 min
De Olivier Assayas
Com Kristen Stewart, Lars Eidinger, Sigrid Bouaziz, Anders Danielsen Lie, Ty Olwin, Hammou Graia, Nora von Waldstatten, Benjamin Biolay, Audrey Bonnet, Olivia Ross, Leo Haidar
Curiosidades: Festival de Cannes 2016: premiado como Melhor Direção;
Nota Papo de Cinema: 1,5/5
Nota AdoroCinema: 2/5
Nota do Rotten Tomatoes: 68%
Nota do IMDB: 6,6/10
Nota do Metacritic: 68/100
Estreia nacional
O que nós achamos: “Kristen Stewart faz o que pode, inclusive, expondo parcialmente sua nudez, esforçando-se para dotar de alguma significância esse percurso indeciso entre a vulgaridade e a transcendência.” Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller

 

Negação
Denial, EUA/Inglaterra, 2016
Drama/Biografia, 109 minutos
De Mick Jackson
Com Rachel WeiszTom Wilkinson, Timothy Spall, Andrew Scott, Jack Lowden, Caren Pistorius, Alex Jennings, Harriet Walter
Curiosidades: BAFTA 2017: indicado a Melhor Filme Britânico;
Nota Papo de Cinema: 1,5/5
Nota do Rotten Tomatoes: 82%
Nota do IMDB: 6,6/10
Nota do Metacritic: 63/100
Bilheteria: US$ 4 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “Ao invés de suscitar sensações genuínas, Jackson faz uma espécie de tour guiado pelo local, dissecando-o inábil e quase gratuitamente, evidenciando a debilidade do longa, a despeito das boas intenções.” Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller

 

O Crime da Gávea
Brasil, 2016
Drama/Crime, 78 minutos
De André Warwar
Com Ricardo Duque, Aline Fanju, Simone Spoladore, Celso Taddei, Roberto Birindelli, Silvio Guindane, Tessy Callado
Curiosidades: Baseado no livro homônimo, escrito por Marcílio Moraes, que acabou atuando como roteirista, adaptando a própria obra, lançada em 2003;
Nota Papo de Cinema: 1/5
Estreia nacional
O que nós achamos: “Warwar atuou no set com base no roteiro e o material foi passado para Marcílio Moraes e equipe à pós-produção, sem qualquer troca entre os “criadores”. Isso talvez justifique as rebuscadas vozes em off, que nada combinam com a personalidade bruta e de pouca conversa de Paulo, um editor de vídeo que sonha de forma desconexa e demora mais de uma hora para desvendar um crime que o espectador com um pouco de experiência em literatura policial clássica resolve em duas ou três cenas.” Confira na íntegra a crítica de Bianca Zasso

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

Últimos artigos de (Ver Tudo)