Mais uma semana com uma dezena de novos títulos entrando em cartaz. No entanto, o mais surpreendente desta vez é que exatamente a metade – ou seja, 5 destes longas – é composta por obras nacionais! É o cinema brasileiro mostrando de vez a que veio em quantidade – e, por que não, também qualidade? Entre produções premiadas aqui e no exterior, outras controversas e polêmicas, algumas estreladas por nomes de sucesso e outras que discretas que chamam atenção pela excelência do trabalho apresentado, as opções são as mais diversas possíveis. Temos um documentário, dois representantes da França – três, se contarmos uma coprodução – e continuações de antigos sucessos que buscam renovar estas franquias buscando novos públicos. Conseguirão? Façam suas escolhas, e bons filmes!
La Sapienza, França/Itália, 2014
Drama, 101 minutos
De Eugène Green
Com Fabrizio Rongione, Christelle Prot, Ludovico Succio, Arianna Nastro, Sabine Ponte
Curiosidades: seleção oficial dos festivais de Locarno e de Toronto;
Nota Papo de Cinema: 9/10
Nota IMDb: 6,4
Nota Metacritic: 72
Nota Rotten Tomatoes: 86%
Bilheteria mundial: US$ 135 mil
Estreia limitada
O que nós achamos: “Ao encher a sala de cinema e iluminar a tela com a beleza arrebatadora de suas imagens, o cineasta afirma que o amor é a chave para a verdadeira sabedoria – ou sapiência, como no título”. Confira na íntegra a crítica de Leonardo Ribeiro
Homem Comum, Brasil, 2014
Documentário, 103 minutos
De Carlos Nader
Com Nilson de Paula
Curiosidades: premiado como Melhor Filme no Festival É Tudo Verdade;
Nota Papo de Cinema: 8/10
Nota IMDb: 7,2
Estreia limitada
O que nós achamos: “O diretor constrói seu filme de modo muito particular e de perspectivas diversas. Um trabalho primoroso no qual não existem loucos ou certos”. Confira na íntegra a crítica de Renato Cabral
Vacation, EUA, 2015
Comédia, 99 minutos
De John Francis Daley, Jonathan M. Goldstein
Com Ed Helms, Christina Applegate, Chris Hemsworth, Leslie Mann, Chevy Chase, Beverly D’Angelo
Curiosidades: quinto longa da série iniciada em 1983;
Nota Papo de Cinema: 7/10
Nota Adoro Cinema: 6/10
Nota IMDb: 6,3
Nota Metacritic: 34
Nota Rotten Tomatoes: 27%
Orçamento: US$ 31 milhões
Bilheteria mundial: US$ 92 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “A dupla de cineastas busca no passado a inspiração para realizar algo que se destaca em meio a tantas tentativas menos eficientes de reeditar cinesséries já consolidadas no imaginário do espectador”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Love, França/Bélgica, 2015
Drama erótico, 134 minutos
De Gaspar Noé
Com Aomi Muyok, Karl Glusman, Klara Kristin
Curiosidades: exibido fora de concurso no Festival de Cannes;
Nota Papo de Cinema: 5/10
Nota Adoro Cinema: 5/10
Nota IMDb: 6,4
Nota Rotten Tomatoes: 55%
Orçamento: US$ 3 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “O que poderia ser um filme extraordinário e original se mostra uma produção comum, que só se sobressai pela falta de pudor nas cenas de sexo”. Confira na íntegra a crítica de Rodrigo de Oliveira
Eu nunca, Brasil, 2013
Drama, 71 minutos
De Kauê Telloli
Com Kauê Telloli, Francisco Miguez, Samya Pascotto
Curiosidades: longa de estreia do ator e diretor;
Nota Papo de Cinema: 5/10
Nota Adoro Cinema: 4/10
Orçamento: R$ 14 mil
Estreia limitada
O que nós achamos: “O longa apresenta uma reflexão sobre conflitos de gerações que infelizmente não encontra a densidade necessária nos fatos mostrados anteriormente para se fazer válida por completo”. Confira na íntegra a crítica de Leonardo Ribeiro
The Transporter Refueled, França/China/EUA, 2015
Ação, 96 minutos
De Camille Delamarre
Com Ed Skrein, Ray Stevenson, Loan Chabanol, Gabriella Wright
Curiosidades: quarto filme da série iniciada em 2002;
Nota Papo de Cinema: 5/10
Nota Adoro Cinema: 4/10
Nota IMDb: 4,7
Nota Metacritic: 32
Nota Rotten Tomatoes: 16%
Bilheteria mundial: US$ 20 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “Entre mulheres estonteantes e perseguições alucinantes, resta um trabalho competente, ainda que inevitavelmente genérico”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Um filme francês, Brasil, 2015
Drama, 85 minutos
De Cavi Borges
Com Erom Cordeiro, Patricia Niedermeier, Juliana Terra
Curiosidades: exibido no FESTin Lisboa 2015;
Nota Papo de Cinema: 5/10
Estreia limitada
O que nós achamos: “O filme flui muito bem enquanto se apropria da criação alheia organicamente, não se deixando asfixiar. O protagonismo crescente das homenagens, porém, expõe o conteúdo frágil ao largo dos ensaios e das filmagens”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Pequeno dicionário amoroso 2, Brasil, 2015
Comédia romântica, 90 minutos
De Sandra Werneck, Mauro Farias
Com Andréa Beltrão, Daniel Dantas, Eduardo Moscovis, Gloria Pires, Mônica Torres, Fernanda Vasconcellos, Marcello Airoldi
Curiosidades: sequência do original de 1997;
Nota Papo de Cinema: 4/10
Nota Adoro Cinema: 7/10
Estreia limitada
O que nós achamos: “Sem conseguir tornar-se engraçado, o filme peca principalmente por não criar intimidade entre público e personagens”. Confira na íntegra a crítica de Willian Silveira
Southpaw, EUA, 2015
Drama esportivo, 124 minutos
De Antoine Fuqua
Com Jake Gyllenhaal, Rachel McAdams, Forest Whitaker, Naomie Harris, 50 Cent, Oona Laurence
Curiosidades: último filme com trilha sonora comporta por James Horner antes dele falecer em um trágico acidente no início deste ano;
Nota Papo de Cinema: 4/10
Nota Adoro Cinema: 5/10
Nota IMDb: 7,7
Nota Metacritic: 57
Nota Rotten Tomatoes: 59%
Orçamento: US$ 30 milhões
Bilheteria mundial: US$ 70 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “Com problemáticas em série, é salvo por seu elenco, que não só carrega o filme como distrai os espectadores do mesmo”. Confira na íntegra a crítica de Conrado Heoli
Infância, Brasil, 2014
Drama, 104 minutos
De Domingos Oliveira
Com Fernanda Montenegro, Paulo Betti, Priscilla Rozenbaum, Maria Flor, Nanda Costa, Ricardo Kosovski
Curiosidades: premiado no Festival de Gramado como Melhor Ator Coadjuvante, Montagem, Roteiro e Prêmio Especial do Júri;
Nota Papo de Cinema: 2/10
Nota Adoro Cinema: 6/10
Estreia limitada
O que nós achamos: “É um longa que se propõe universal, mas que acaba reduzido a um discurso que pouco repercute além do próprio umbigo dos envolvidos em sua realização”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani