Estreias da semana :: 11 de maio de 2017

Publicado por

Semana movimentada com nada menos do que sete novos filmes aguardando o espectador a partir desta quinta-feira. Se o título mais aguardado é o recente capítulo de umas das mais famosas franquias da história do cinema, há também grande expectativa em relação a uma produção argentina que foi campeão de bilheteria no seu país, além de ter sido o representante local oficial no Oscar 2017. Além destes, também figuram entre as novidades dois documentários brasileiros com passagens por festivais e um thriller francês cheio de mistérios, refilmagem de uma obra cult dos anos 1970. Há ainda duas produções baseadas em fatos reais: um drama histórico que aposta no romance para conquistar seu público em tempos de guerra e um thriller mais contemporâneo baseado em um recente episódio de ataque terrorista nos Estados Unidos. Ficou curioso? Confira nosso relatório completo a seguir, com críticas, curiosidades, bilheterias e muito mais!

 

Alien: Covenant
EUA/Inglaterra/Austrália/Nova Zelândia, 2017
Ficção Científica, Thriller, 123 minutos
De Ridley Scott
Com Michael FassbenderKatherine WaterstonJames FrancoNoomi RapaceBilly CrudupDemián BichirGuy PearceDanny McBride, Carmen Ejogo, Jussie Smollett
Curiosidades: Sequencia de Prometheus (2012);
Nota Papo de Cinema: 3,5/5
Nota AdoroCinema: 3,5/5
Nota do Rotten Tomatoes: 75%
Nota do IMDB: 8,1/10
Nota do Metacritic: 65/100
Estreia nacional
O que nós achamos: “Quando finalmente somos colocados frente a frente com a ameaça maior, seu desenlace se dá de modo apressado, quase atropelado. A expectativa é melhor trabalhada, é fato, mas ainda se ressente de uma conclusão pontual, ao invés de mera ponte entre um extremo e outro.” Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

O Cidadão Ilustre
El Ciudadano Ilustre, Argentina/Espanha, 2016
Drama/Comédia, 118 minutos
De Gastón Duprat, Mariano Cohn
Com Oscar Martínez, Dady Brieva, Andrea Frigerio, Belén Chavanne, Nora Navas, Marcelo D’Andrea, Gustavo Garzón
Curiosidades: Festival de Veneza 2016: premiado como Melhor Ator (Oscar Martínez);
Nota Papo de Cinema: 4/5
Nota do Rotten Tomatoes: 100%
Nota do IMDB: 7,5/10
Estreia em DF / SC / CE / SP / RS / MG / PE / RJ
O que nós achamos: “As guinadas da trama não são abruptas, pois resultantes de um fluxo construído hábil e parcimoniosamente. A presença do protagonista incomoda, expõe idiossincrasias e contradições, ou seja, cumpre uma função inequivocamente artística, de acordo com a manifestada concepção do escritor.” Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller

 

 

Uma Dama de Óculos Escuros Com Uma Arma no Carro
La dame dans l’auto avec des lunettes et un fusil, França/Bélgica, 2016
Drama/Mistério, 93 minutos
De Joann Sfar
Com Freya Mavor, Benjamin Biolay, Elio Germano, Stacy Martin, Thierry Hancisse, Sandrine Laroche
Curiosidades: Refilmagem de A Garota no Automóvel com Óculos e um Rifle (1970);
Nota Papo de Cinema: 2,5/5
Nota AdoroCinema: 3/5
Nota do IMDB: 5,5/10
Estreia em SP / RJ / PR / DF
O que nós achamos: “É como se Quentin Tarantino optasse por fazer uma paródia de si próprio, porém com sotaque francês – tem seu valor e ainda assim seria um produto acima da média, mas ressentiria de originalidade e frescor. Assim como a protagonista, que ao invés de determinar seu destino, revela-se tão frágil quanto os demais atrativos dessa história.” Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

A Promessa
The Promise, EUA/Espanha, 2016
Drama/História, 133 minutos
De Terry George
Com Oscar IsaacChristian BaleCharlotte Le Bon, Daniel Giménez Cacho, Shohreh Aghdashloo, Marwan Kenzari,, Abel Folk, Jean Reno
Curiosidades: Festival de Toronto 2016: exibido fora de competição;
Nota Papo de Cinema: 2/5
Nota AdoroCinema: 2/5
Nota do Rotten Tomatoes: 48%
Nota do IMDB: 5,9/10
Nota do Metacritic: 49/100
Estreia nacional
O que nós achamos: “Em determinados momentos, George tenta extrair impacto dos horrores do massacre, como na cena em que Myers visita uma aldeia destruída ou quando Michael encontra os corpos à beira do riacho. Mas esses são esporádicos e, como sempre, interrompidos pela necessidade de retomar o melodrama romântico.” Confira na íntegra a crítica de Leonardo Ribeiro

 

O Dia do Atentado
Patriots Day, EUA, 2016
Drama/História, 123 minutos
De Peter Berg
Com Mark WahlbergKevin BaconJohn GoodmanJ.K. SimmonsMichelle Monaghan, Dicky Eklund Jr., Jake Picking, Alex Wolff, Themo Melikidze, Melissa Benoist
Curiosidades: Baseado em uma história real;
Nota Papo de Cinema: 1/5
Nota do Rotten Tomatoes: 80%
Nota do IMDB: 7,4/10
Nota do Metacritic: 69/100
Orçamento: US$ 45 milhões;
Bilheteria: US$ 46,4 milhões;
Estreia nacional
O que nós achamos: “Após quase cinco meses para chegar às telas brasileiras, e é de se perguntar por que, após tanta espera, tal lançamento não foi simplesmente cancelado. Afinal, este é um filme de e para americanos, uma nação viciada no “eu”, cuja única preocupação é consigo.” Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

Crônica da Demolição
Brasil, 2015
Documentário, 89 minutos
De Eduardo Ades
Com Alexandre Nicolaeff, Cesar Maia, Humberto Barreto, Noel de Almeida
Curiosidades: Selecionado para a 39ª Mostra de São Paulo;
Nota Papo de Cinema: 3,5/5
Nota do IMDB: 8,3/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “A demolição do Monroe é retratada por uma série de fotografias em ordem cronológica, que apenas servem de estopim para tais reflexões, das quais o palácio é apenas mais um dos estudos de caso.” Confira na íntegra a crítica de Yuri Correa

 

Taego Ãwa
Brasil, 2015
Documentário, 70 minutos
De Marcela Borela, Henrique Borela
Curiosidades: exibido fora de competição no Festival de Brasília 2016;
Nota Papo de Cinema: 3/5
Nota AdoroCinema: 3/5
Nota do IMDB: 8/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “No papel de crítica à violência sofrida pela tribo, o discurso é eficiente ao alardear o descaso com o qual o Brasil trata a questão indígena no conjunto de suas políticas. Ainda que não fuja do vício de idealizar o habitat, é um competente exemplo de linguagem cinematográfica empregado para destacar a carência de ouvidos públicos dispostos a escutar os que falam em nome de poucos – mas que um dia foram muitos.” Confira na íntegra a crítica de William Silveira

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

Últimos artigos de (Ver Tudo)