INDICADOS:
- “Before my Time”, de J. Ralph, de Chasing Ice (2012)
- “Suddenly”, de Alain Boublil, Claude-Michel Schönberg e Herbert Kretzmer, de Os Miseráveis (2012)
- “Pi’s Lullaby”, de Michael Danna e Bombay Jayshree, de As Aventuras de Pi (2012)
- “Skyfall”, de Adele e Paul Epworth, por 007 – Operação Skyfall (2012)
- “Everybody Needs a Best Friend”, de Walter Murphy e Seth MacFarlane, por Ted (2012)
Tradicionalmente reconhecida como uma das categorias mais “surpreendentes” do Oscar, a de Melhor Canção Original tem o costume de ir contra às expectativas. No ano passado, para se ter uma ideia, foram apenas dois indicados – sendo que um era a animação Rio (2011), com canções dos brasileiro Carlinhos Brown e Sergio Mendes. Raps já foram premiados (Eminem, por 8 Mile, 2003, e Three 6 Mafia, por Ritmo de um Sonho, 2005), grandes astros foram ignorados (Paul McCartney, que perdeu com a clássica “Live and Let Die”, de Com 007 Viva e Deixe Morrer, 1973, e depois novamente com Vanilla Sky, 2001) e musicais originais da Broadway, quando adaptados para o cinema com o acréscimo de uma canção original especialmente para concorrer nesta categoria, são tradicionalmente esquecidos (Chicago, 2002, O Fantasma da Ópera, 2004, e Dreamgirls, 2006, por exemplo, foram todos indicados, porém sem vitórias). E entre um documentário, dois indicados também na categoria de Melhor Filme e uma inesperada comédia blockbuster, será praticamente um hecatombe se a cobiçada estatueta dourada não for parar nas mãos da maior estrela da música pop atual: Adele!
Favorito: 007 – Operação Skyfall
São 50 anos da franquia 007, é o filme de maior bilheteria da história da série e um dos que recebeu as melhores avaliações da crítica – acabou de ganhar o BAFTA de Melhor Filme Britânico do ano, por exemplo. E, com tantas canções-temas emblemáticas, James Bond nunca ganhou nesta categoria! Pra completar, temos à frente da bela “Skyfall” a voz poderosa de Adele, a cantora que tomou o mundo de assalto há um par de anos e que desde então tem estado no topo das vendas em todos os países, além de já ter ganho um caminhão de Grammys – o Oscar da música! Sua derrota aqui é virtualmente impossível!
Torcida: 007 – Operação Skyfall, é claro!
Azarão: Chasing Ice
A bela balada “Before my Time”, de J. Ralph e interpretada por Scarlett Johansson e Joshua Bell, aparece nos créditos iniciais do documentário Chasing Ice – que, por sinal, não está concorrendo em sua própria categoria – foi a grande surpresa entre os indicados. Até porque Os Miseráveis é um musical – e sua vitória seria até lógica – enquanto que as canções de As Aventuras de Pi, (que também aparece na abertura do filme e é interpretada pela estrela da música indiana Bombay Jayashree) e de Ted (interpretada pela cantora Norah Jones, com importância fundamental na trama do filme) possuem fortes defensores – sem falar que essa última é de autoria do próprio apresentador do Oscar 2013, Seth MacFarlane!
Esquecido: Não que tivesse chances expressivas, mas muitos estranharam a ausência do time capitaneado pela estrela Taylor Swift e pelo astro country T-Bone Burnett (premiado com o Oscar por Coração Louco, 2009), responsável por “Safe & Sound”, composta para o campeão de bilheteria Jogos Vorazes (2012). A balada concorreu ao Globo de Ouro e ao Grammy, e tem bem o estilo de canção melódica e sonolenta que os votantes do Oscar costumam apreciar. Ou seja, no final das contas, foi até bom ter ficado de fora!
As análises dos indicados nas demais categorias você confere no Especial Oscar 2013!
Últimos artigos deRobledo Milani (Ver Tudo)
- Bilheterias EUA :: Wicked lidera, mas Gladiador 2 supera no mercado internacional - 25 de novembro de 2024
- Piano de Família - 23 de novembro de 2024
- Wicked - 22 de novembro de 2024
Deixe um comentário