INDICADOS:
Tradicionalmente reconhecida como uma das categorias mais “surpreendentes” do Oscar, a de Melhor Canção Original tem o costume de ir contra às expectativas. No ano passado, para se ter uma ideia, foram apenas dois indicados – sendo que um era a animação Rio (2011), com canções dos brasileiro Carlinhos Brown e Sergio Mendes. Raps já foram premiados (Eminem, por 8 Mile, 2003, e Three 6 Mafia, por Ritmo de um Sonho, 2005), grandes astros foram ignorados (Paul McCartney, que perdeu com a clássica “Live and Let Die”, de Com 007 Viva e Deixe Morrer, 1973, e depois novamente com Vanilla Sky, 2001) e musicais originais da Broadway, quando adaptados para o cinema com o acréscimo de uma canção original especialmente para concorrer nesta categoria, são tradicionalmente esquecidos (Chicago, 2002, O Fantasma da Ópera, 2004, e Dreamgirls, 2006, por exemplo, foram todos indicados, porém sem vitórias). E entre um documentário, dois indicados também na categoria de Melhor Filme e uma inesperada comédia blockbuster, será praticamente um hecatombe se a cobiçada estatueta dourada não for parar nas mãos da maior estrela da música pop atual: Adele!
São 50 anos da franquia 007, é o filme de maior bilheteria da história da série e um dos que recebeu as melhores avaliações da crítica – acabou de ganhar o BAFTA de Melhor Filme Britânico do ano, por exemplo. E, com tantas canções-temas emblemáticas, James Bond nunca ganhou nesta categoria! Pra completar, temos à frente da bela “Skyfall” a voz poderosa de Adele, a cantora que tomou o mundo de assalto há um par de anos e que desde então tem estado no topo das vendas em todos os países, além de já ter ganho um caminhão de Grammys – o Oscar da música! Sua derrota aqui é virtualmente impossível!
Torcida: 007 – Operação Skyfall, é claro!
A bela balada “Before my Time”, de J. Ralph e interpretada por Scarlett Johansson e Joshua Bell, aparece nos créditos iniciais do documentário Chasing Ice – que, por sinal, não está concorrendo em sua própria categoria – foi a grande surpresa entre os indicados. Até porque Os Miseráveis é um musical – e sua vitória seria até lógica – enquanto que as canções de As Aventuras de Pi, (que também aparece na abertura do filme e é interpretada pela estrela da música indiana Bombay Jayashree) e de Ted (interpretada pela cantora Norah Jones, com importância fundamental na trama do filme) possuem fortes defensores – sem falar que essa última é de autoria do próprio apresentador do Oscar 2013, Seth MacFarlane!
As análises dos indicados nas demais categorias você confere no Especial Oscar 2013!