hobbit

INDICADOS:

  • Howard Berger, Peter Montagna e Martin Samuel, por Hitchcock (Hitchcock, 2012)
  • Peter King, Rick Findlater e Tami Lane, por O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (The Hobbit: Un Expected Journey, 2012)
  • Lisa Westcott e Julie Dartnell, por Os Miseráveis (Les Miserábles, 2012)

 

Com menos indicados do que as demais categorias e agora intitulada Maquiagem e Penteados, esta é uma daquelas premiações do Oscar que muitos não prestam a devida atenção. Mas engana-se quem pensa que ela é menos importante. Uma maquiagem bem realizada ajuda o ator na composição de seu personagem, não raro transformando-o a ponto do não reconhecimento. Neste ano, temos três concorrentes interessantes, cada um com seus pontos fortes e fracos.

 

the hobbit e1360946593422Favorito: Peter Jackson se viu obrigado a engolir poucas indicações para seu novo épico baseado em Tolkien, O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, depois de ter papado todos os Oscar possíveis com sua trilogia O Senhor dos Anéis (200120022003). Maquiagem deve ser o seu prêmio de consolação. Ainda que o trabalho, principalmente nos anões, por vezes surja um tanto artificial, o fato de ser uma grande fantasia pode influenciar positivamente os votantes.

 

Torcida: O Hobbit: Uma Jornada Inesperada.

 

Les Miserables e1360946658744Azarão: Os Miseráveis pode surpreender em uma categoria que privilegia os filmes fantásticos. As transformações de Hugh Jackman durante a trama, bem como os visuais de Sacha Baron Cohen, Helena Bonham Carter e, porque não dizer, Anne Hathaway, chamam a atenção e podem fazer peso nos votos da Academia.

 

lincoln daniel day lewis 02Esquecido: A transformação de Daniel Day Lewis como o presidente norte-americano Abraham Lincoln não poderia ser esquecida pela Academia – principalmente se comparado ao canhestro trabalho realizado em Hitchcock, no qual Anthony Hopkins conseguiu ficar apenas inflado na tentativa de recriar a protuberante figura do Mestre do Suspense. Em alguns momentos, é verdade, a maquiagem funciona, mas na maioria das vezes, Hopkins fica apenas esquisito. Por outro lado, Daniel Day Lewis se esconde atrás da maquiagem e se perde no personagem – atrelado, claro, a sua incrível personificação. Além dele, Tommy Lee Jones, Sally Field e boa parte do elenco também se beneficiam do trabalho dos profissionais de maquiagem de Lincoln, produção que merecia outra indicação – talvez até o prêmio.

 

As análises dos indicados nas demais categorias você confere no Especial Oscar 2013!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é crítico de cinema, membro da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Jornalista, produz e apresenta o programa de cinema Moviola, transmitido pela Rádio Unisinos FM 103.3. É também editor do blog Paradoxo.
avatar

Últimos artigos deRodrigo de Oliveira (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *