Após dois meses um tanto complicados para os cinéfilos de plantão em busca de novidades, em que os principais lançamentos eram ocupados por centenas de cópias dos grandes blockbusters hollywoodianos, deixando pouco espaço para outras opções, no mês que está para começar o cardápio volta a ficar apetitoso. Ainda teremos títulos que fizeram barulho nas bilheterias americanas e grandes astros que voltam com muita pompa e estilo, mas há mais. Em Agosto poderemos conferir os novos trabalhos de diretores consagrados, revelações indicadas ao Oscar, produções que vem causando comoção no cenário independentes, longas brasileiros que buscam um diálogo maior com o público, continuações que apostam em histórias e personagens já conhecidos e obras pequenas em estrutura, mas grandes em ambição. As surpresas serão muitas, com um menu amplo e bem variado. De dar água na boca!
Estreias do dia 02
- Bling Ring: A Gangue de Hollywood, de Sofia Coppola
- A Aventura de Kon Tiki, de Joachim Ronning e Espen Sandberg
- Os Smurfs 2, de Raja Gosnell
- RED 2: Aposentados e Ainda Mais Perigosos, de Dean Parisot
- A Filha do Meu Melhor Amigo, de Julian Farino
O mês começa já cheio de expectativas. Primeiro, temos o retorno da oscarizada Sofia Coppola (filha de Francis Ford Coppola) no adolescente Bling Ring: A Gangue de Hollywood, exibido com sucesso no Festival de Cannes desse ano e inspirado em fatos reais. Depois, após ser adiado diversas vezes, chega finalmente o norueguês A Aventura de Kon Tiki, indicado ao Oscar neste ano na categoria de Melhor Filme Estrangeiro ao narrar uma histórica travessia entre a América do Sul e a Polinésia numa simples barca. As sequências Os Smurfs 2 e RED 2: Aposentados e Ainda Mais Perigosos trazem de volta às telas os adoráveis seres mágicos azuis – agora numa viagem pela França – e os espiões secretos liderados por Bruce Willis e Helen Mirren, que dessa vez ganham a companhia de Anthony Hopkins e Catherine Zeta-Jones. Por fim, Catherine Keener descobre a traição do marido Hugh Laurie (o Dr. House da televisão) em A Filha do Meu Melhor Amigo, uma comédia que também já teve sua estreia no Brasil adiada algumas vezes.
Estreias do dia 09
- Camille Claudel 1915, de Bruno Dumont
- Cine Holliúdy, de Halder Gomes
- Círculo de Fogo, de Guillermo Del Toro
- Muito Barulho Por Nada, de Joss Whedon
- Vendo ou Alugo, de Betse de Paula
- Wrong, de Quentin Dupieux
Exibido com sucesso no Festival de Berlim desse ano, Camille Claudel 1915 é um retrato claustrofóbico de um dos piores anos da famosa artista, após sua separação do escultor Auguste Rodin, quando estava internada num hospício. A atuação da sempre excelente Juliette Binoche, no papel da protagonista, já é uma das melhores do ano. Cine Holliúdy, por outro lado, é uma grande brincadeira sobre a paixão pelo cinema no interior do Brasil. Círculo de Fogo tropeçou nas bilheterias dos Estados Unidos, mas é possível que encontre um público no Brasil apaixonado por lutas entre robôs gigantes. Joss Whedon, o diretor do milionário Os Vingadores (2012), está de volta numa releitura de Shakespeare em Muito Barulho Por Nada. Vendo ou Alugo é a comédia nacional mais premiada do ano, vencedora de 12 troféus no último Cine PE – Festival do Audiovisual, em Recife, inclusive o de Melhor Filme e de Atriz, para Marieta Severo. Já Wrong é uma produção independente americana que foi sensação ao ser exibida no Festival de Sundance.
Estreias do dia 16
- Flores Raras, de Bruno Barreto
- Frances Ha, de Noah Baumbach
- Gente Grande 2, de Dennis Dugan
- Os Sabores do Palácio, de Christian Vincent
- O Verão do Skylab, de Julie Delpy
- Percy Jackson e o Mar de Monstros, de Thor Freudenthal
Escolhido para ser exibido na abertura do Festival de Gramado, Flores Raras é inspirado na história real do romance entre a brasileira Lota Soares (Gloria Pires) e a poetisa americana Elizabeth Bishop (Miranda Otto). Da cena independente vem Frances Ha, sobre uma garota de Nova York que decide se aventurar no universo da dança. Gente Grande 2 reprisa os mesmos conflitos dos casais que se recusam a aceitar a vida adulta, tendo à frente do elenco Adam Sandler e Salma Hayek. A comédia gastronômica francesa Os Sabores do Palácio rendeu à protagonista Catherine Frot uma indicação ao César como Melhor Atriz. Da França vem também a reunião familiar O Verão do Skylab, de e com Julie Delpy, que aqui aparece ao lado da indicada ao Oscar Emmanuelle Riva (Amor, 2012). E pra quem busca uma aventura cheia de efeitos especiais, Percy Jackson e o Mar de Monstros dá sequência aos episódios mostrados no longa anterior (de 2010) e baseado no romance de Rick Riordan, sobre um garoto que descobre ser descendentes dos deuses do Olimpo – em pleno século XXI!
Estreias do dia 23
- Eu e Você, de Bernardo Bertolucci
- Passion, de Brian de Palma
- Sem Dor Sem Ganho, de Michael Bay
- Os Instrumentos da Morte: Cidade dos Ossos, de Harald Zwart
A penúltima semana do mês marca o retorno de dois grandes realizadores: o italiano Bernardo Bertolucci, que adapta para o cinema o romance Eu e Você, de Niccolò Ammaniti, e Brian de Palma, que promete causar polêmica com a relação lésbica entre as estrelas Rachel McAdams e Noomi Rapace em Passion. O diretor da série Transformers, Michael Bay, retorna com um thriller inspirado em fatos reais, Sem Dor Sem Ganho, estrelado pelos musculosos Mark Wahlberg e Dwayne Johnson. E apostando novamente numa febre literária adolescente, Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos parte do livro de Cassandra Clare para conquistar uma nova legião de fãs com uma história repleta de demônios, seres sobrenaturais e uma nova ameaça ao futuro da humanidade.
Estreias do dia 30
- Dose Dupla, de Baltasar Kormákur
- Lovelace, de Rob Epstein e Jeffrey Friedman
- O Casamento do Ano, de Justin Zackham
- Os Estagiários, de Shawn Levy
- Se Puder… Dirija!, de Paulo Fontenelle
Mark Wahlberg volta na semana seguinte, agora ao lado de Denzel Washington, no policial Dose Dupla, sobre dois oficiais unidos para por fim a um cartel de drogas. Lovelace é a cinebiografia da estrela do cinema pornô Linda Lovelace, aqui interpretada por uma surpreendente Amanda Seyfried. Após ter sua estreia anunciada primeiro para maio, depois junho, chega finalmente a comédia O Casamento do Ano, que reúne grande elenco encabeçado por Robert De Niro, Susan Sarandon e Diane Keaton. Vince Vaughn e Owen Wilson são Os Estagiários, comédia sobre dois quarentões sem rumo que decidem se reinventar profissionalmente aceitando cargos de principiantes no Google. E encerrando o mês, Luiz Fernando Guimarães estrela a primeira produção com atores feita no Brasil com efeitos em 3D: Se Puder… Dirija!, comédia de erros que conta ainda no elenco com as presenças de Leandro Hassum, Bárbara Paz e Lavínia Vlasak.
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário