Febre do Rato é o melhor filme do ano, premiado ainda em outras três categorias!
A produção cinematográfica pernambucana segue mostrando sua força no Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro. Depois de O Céu de Suely, de Karim Ainouz, ser escolhido como Melhor Filme em 2006, foi a vez agora de outro longa feito no estado nordestino sair consagrado: Febre do Rato, de Claudio Assis. O cineasta, já indicado duas vezes antes, conquistou também sua primeira vitória como Melhor Direção. Este filme foi um dos grandes vencedores deste ano, consagrado ainda como Melhor Roteiro Original e Melhor Ator, esta sendo a primeira vitória de Irandhir Santos nesta categoria – ele já ganhou um Guarani, porém como Coadjuvante.
Mas Febre do Rato não está isolado na liderança de 2012. A cinebiografia Heleno, de José Henrique Fonseca, também ganhou em quatro categorias: Fotografia, Figurino, Direção de Arte e Maquiagem. A Melhor Atriz foi Camila Pitanga, em sua terceira indicação e primeira vitória, por Eu Receberia As Piores Notícias dos seus Lindos Lábios, filme escolhido ainda como Melhor Roteiro Adaptado. Julio Andrade, por Gonzaga: De Pai pra Filho, e Dira Paes, por À Beira do Caminho, foram os melhores Coadjuvantes. O curioso é que ambos os filmes foram dirigidos por Breno Silveira.
Outra performance surpreendente foi do thriller 2 Coelhos, que ganhou em três categorias: Montagem, Som e Efeitos Especiais. O melhor documentário foi Uma Longa Viagem, de Lúcia Murat, enquanto que o melhor filme estrangeiro foi o norte-americano Drive, de Nicolas Winding Refn. Paraísos Artificiais foi escolhido como Melhor Trilha Sonora, enquanto que a maior surpresa foi o épico Xingu, indicado em quatorze categorias, ser premiado em apenas uma: Melhor Elenco. Confira abaixo a relação completa de premiados de 2012:
FILME
Indicados:
Além de ganhar como Melhor Direção, Claudio Assis assina também como produtor, conferindo sua segunda vitória neste ano. Dos demais indicados, Fernando Meirelles, Andrea Barata Ribeiro e Bel Bernick haviam concorrido por Não Por Acaso, em 2007, e Bianca Villar por Cão Sem Dono, também em 2007.
DIREÇÃO
Indicados:
Dos cinco indicados neste ano, apenas Claudio Assis e Cao Hamburger haviam concorrido anteriormente. Assis disputou o Guarani por Amarelo Manga, em 2003, e por Baixio das Bestas, em 2007, e esta é sua primeira vitória. Já Hamburger ganhou antes por O Ano em que Meus Pais saíram de Férias, em 2006.
ATOR
Indicados:
Esta foi a segunda indicação e segunda vitória de Irandhir Santos! Ele havia ganho antes como Coadjuvante por Olhos Azuis, em 2010. João Miguel está em sua sexta indicação (ganhou duas vezes, por Cinema, Aspirinas e Urubus, em 2005, e por Estômago, em 2008), enquanto que Rodrigo Santoro chegou à marca das sete indicações (ganhou uma, por Bicho de Sete Cabeças, em 2001). Gustavo Machado e Felipe Kannenberg foram indicados pela primeira vez.
ATRIZ
Indicadas:
Esta é a terceira indicação de Camila Pitanga, e sua primeira vitória. Nenhuma das concorrentes havia sido premiada anteriormente – Nathalia Dill e Juliana Carvalho são, inclusive, estreantes na premiação. Já Alessandra Negrini e Nanda Costa estão aqui em suas segundas indicações.
ATOR COADJUVANTE
Indicados:
Esta foi a terceira indicação de Julio Andrade – a primeira como Coadjuvante – e sua primeira vitória. João Miguel havia concorrido duas vezes nessa categoria (sem vitórias), enquanto que Caio Blat está em sua terceira indicação consecutiva (ganhou em 2011, mas como Principal, por Bróder). Caco Ciocler está em sua quarta indicação, enquanto que Zécarlos Machado é o novato dentre os concorrentes.
ATRIZ COADJUVANTE
Indicadas:
Dira Paes entrou, com essa vitória, para o seleto das atrizes triplamente premiadas! Ela ganhou antes por 2 Filhos de Francisco, em 2005, e por Baixio das Bestas, em 2008, sempre como Coadjuvante. No entanto, ela tem ainda outras duas indicações, porém como Atriz Principal, somando cinco ao todo. As veteranas Maria Gladys, Zezé Motta e Zezita Matos estão todas em suas primeiras indicações, enquanto que Maria Flor havia concorrido uma vez antes, como Principal, e estreia dessa vez nessa categoria.
DOCUMENTÁRIO
Indicados:
ROTEIRO ORIGINAL
Indicados:
ROTEIRO ADAPTADO
Indicados:
MONTAGEM
Indicados:
FOTOGRAFIA
Indicados:
TRILHA SONORA
Indicados:
SOM
Indicados:
FIGURINO
Indicados:
DIREÇÃO DE ARTE
Indicados:
MAQUIAGEM
Indicados:
EFEITOS ESPECIAIS
Indicados:
ELENCO
Indicados:
REVELAÇÃO
Indicados:
FILME ESTRANGEIRO
Indicados:
JÚRI:
Os jurados do 18° Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro foram Robledo Milani, Matheus Bonez, Rodrigo de Oliveira, Conrado Heoli, Marcelo Müller, Yuri Correa, Thomas Boeira, Roberto Cunha, Edu Fernandes, Danilo Fantinel, Dimas Tadeu, Willian Silveira, Adriana Androvandi, Alexandre Derlam, Renato Cabral, Chico Pereira, Giordano Gio e Gabriel Pazini, do corpo crítico do Papo de Cinema, e Paulo Neto, crítico convidado.
FILMES PREMIADOS
Febre do Rato (9 indicações): Filme, Direção, Ator e Roteiro Original
Heleno (7 indicações): Fotografia, Figurino, Direção de Arte e Maquiagem
2 Coelhos (6 indicações): Montagem, Som, Efeitos Especiais
Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios (7 indicações): Atriz e Roteiro Adaptado
Gonzaga: De Pai pra Filho (7 indicações): Ator Coadjuvante e Revelação
Xingu (14 indicações): Elenco
Paraísos Artificiais (6 indicações): Trilha Sonora
À Beira do Caminho (5 indicações): Atriz Coadjuvante
Uma Longa Viagem (1 indicação): Documentário
Drive (1 indicação): Filme Estrangeiro
FILMES INDICADOS:
Mãe e Filha (6 indicações)
Histórias que só Existem quando Lembradas (5 indicações)
Luz nas Trevas (5 indicações)
Disparos (4 indicações)
Corações Sujos (3 indicações)
Reis e Ratos (3 indicações)
Tropicália (2 indicações)
A Música segundo Tom Jobim (1 indicação)
Girimunho (1 indicação)
Menos que Nada (1 indicação)
Raul: O Início, o Fim e o Meio (1 indicação)
Vou Rifar meu Coração (1 indicação)