“Os dois festivais, que completam a lista dos mais importantes eventos europeus de cinema, ao lado de Berlim e Cannes, já têm demonstrado em suas edições mais recentes um grande interesse pelo cinema brasileiro. Com a participação no Boutique, seus diretores poderão conferir em primeira mão algumas das obras que devem chegar às nossas telas em breve, oferecendo suas dicas para a finalização dos filmes criando conexões para que eles entrem no mercado internacional”, comenta André Sturm, presidente do Cinema do Brasil.
Sturm lembra que nas três edições realizadas até agora o Boutique apresentou obras que trilham carreiras no exterior. Entre elas estão Hoje eu Quero Voltar Sozinho (2014), O Lobo Atrás da Porta (2013), Sangue Azul (2014) e Nise: Coração da Loucura (2015). Além disso, ressalta o caso de Que Horas Ela Volta? (2015), que depois de participar da Carte Blanche do Festival de Locarno (realizada em parceria com o Cinema do Brasil, em 2014), seção que exibe a agentes de venda e selecionadores de festivais longas em pós-produção de países que não sejam da Europa Ocidental, foi premiado em Sundance, nos EUA, no Festival de Berlim e já foi vendido para mais de 22 países.
Como nos anos anteriores, o time de profissionais que assistiu aos filmes reuniu alguns dos principais distribuidores e agentes de venda internacionais: Laurent Danielou, da Loco Films; Nicolas Eschbach, da Indie Sales; Pamela Leum, da Be for Films; Violaine Pichon, da Versatile; Zsuzsi Bankuti, da Match Factory; Charlotte Mickie, da Mongrel Media; e Emilie Serres, da Wild Bunch – além dos já citados Carlo Chatrian e José Rebordinos. Também como nas outras edições, além dos filmes em fase de pós-produção, os convidados participaram de sessões de pitching em que foram apresentados a outros projetos ainda em desenvolvimento. A intenção era que se criasse um ambiente para oferecer sugestões e dicas para a transformação de cada um desses trabalhos. Participaram do evento somente representantes de empresas associadas ao Programa Cinema do Brasil.
A Boutique Cinema do Brasil foi criada em 2012 para proporcionar oportunidades de negócios entre produtores de cinema nacionais e distribuidores estrangeiros capazes de impulsionar a venda de filmes brasileiros no exterior, além de criar relações e conectar os mais renomados profissionais brasileiros da indústria cinematográfica.
(Fonte: Agência Febre)