Começou na última segunda-feira, dia 12, no Canal Brasil, a mostra Melhores Filmes da Crítica, que irá ao ar sempre às segundas e terças, à 00:15, com 22 longas da seleção 100 Melhores Filmes Brasileiros, livro publicado pela ABRACCINE – Associação Brasileira de Críticos de Cinema. A atividade faz parte da comemoração dos 18 anos do canal.
Na seleção, estão produções como Que Horas Ela Volta? (2015), de Anna Muylaert, O Pagador de Promessas (1962), de Anselmo Duarte, e Pixote: A Lei do Mais Fraco (1981), de Hector Babenco. No livro 100 Melhores Filmes Brasileiros, uma iniciativa da Abraccine em parceria com o Canal Brasil e a editora Letramento, 100 autores, entre associados da entidade criada em 2011, jornalistas e convidados, buscaram listar cem importantes obras em votação promovida pela próprio grupo. Confira abaixo a programação:
12/09
O Pagador de Promessas (1962), de Anselmo Duarte
13/09
O Auto da Compadecida (1999), de Guel Arraes
19/09
Macunaíma (1969), de Joaquim Pedro de Andrade
20/09
Matou a Família e Foi ao Cinema (1969), de Júlio Bressane
26/09
Eles Não Usam Black-Tie (1981), de Leon Hirszman
27/09
Ônibus 174 (2002), de José Padilha
03/10
O Bandido da Luz Vermelha (1968), de Rogério Sganzerla
04/10
Que Horas Ela Volta? (2015), de Anna Muylaert
10/10
Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976), de Bruno Barreto
11/10
Assalto ao Trem Pagador (1962), de Roberto Farias
17/10
Cabra Marcado para Morrer (1984), de Eduardo Coutinho
18/10
A Hora da Estrela (1985), de Suzana Amaral
24/10
São Paulo: Sociedade Anônima (1965), de Luís Sérgio Person
25/10
Pixote: A Lei do Mais Fraco (1981), de Hector Babenco
31/10
Bye Bye, Brasil (1979), de Carlos Diegues
01/11
Os Cafajestes (1962), de Ruy Guerra
07/11
Vidas Secas (1963), de Nelson Pereira dos Santos
08/11
Central do Brasil (1998), de Walter Salles
14/11
Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha
15/11
Amarelo Manga (2002), de Cláudio Assis
(Fonte: Palavra Assessoria)