Por Roberto Cunha*
O burburinho antes e depois da exibição sempre existiu e não custa nada ficar ligado no que o pessoal anda falando sobre as produções. É uma conversa no café, uma entrevista concedida na saída da sessão, uma que você vê, ouve… Tudo vale a pena para se ter uma ideia do que pode acontecer no dia 25, quando serão anunciados os ganhadores da 67ª edição do Festival de Cannes. O “palmômetro” é uma espécie de medidor da temperatura da Croisette, sobre quem vai sair daqui com uma Palma de Ouro, segundo a crítica internacional.
Por enquanto, os longas Mr. Turner, do inglês Mike Leigh, segue na liderança com 10 indicações à Palma de Ouro, seguido por Winter Sleep, do turco Nuri Bilge Ceylan, com nove. Mas ainda é cedo para pintar o clima de já ganhou. Abaixo, você tem a relação dos filmes em competição (exibidos e não exibidos) e a respectiva quantidade de votos:
10 votos – Mr. Turner
9 votos – Winter Sleep
3 votos – Timbuktu
3 votos – Relatos Salvajes
3 votos – The Homesman
2 votos – Deux Jours, Une Nuit
2 votos – La Meraviglie
1 voto – Captives
1 voto – Foxcatcher
1 voto – Map to the Stars
0 voto – Saint Laurent
Já exibido e ainda sem votos – Still the Water
Não exibido – The Search
Não exibido – Adeus à Linguagem
Não exibido – Jimmy’s Hall
Não exibido – Mommy
Não exibido – Sils Maria
Não exibido – Leviathan
Entre alguns dos veículos internacionais que fazem parte da votação acima estão The Australian (Austrália), The Guardian (Reino Unido), Der Tagessspiegel (Alemanha), Positif (França), Weekendavisen (Dinamarca), Screen International (Reino Unido), Studio Ciné Live (França), Le Parisien (França), Gala (França), Corriere della Sera (Itália), RTL (França) e Screen International (Reino Unido).
*Enviado especial do Papo de Cinema ao Festival de Cannes 2014