Entre os filmes selecionados, destaque para a exibição completa de Histoire(s) du Cinéma, de Jean-Luc Godard, uma série de oito filmes experimentais, realizados entre 1988 e 1998, que exploram os limites da técnica de montagem e do conhecimento; a ficção científica Je t’aime, je t’aime, de 1968, dirigida por Alain Resnais; Limite (1931), filme-poema do brasileiro Mário Peixoto, em versão restaurada; o biográfico Edvard Munc (1974), dirigido por Peter Watkins; a obra original O Cremador (1969), de Juraj Herz; e o vanguardista Uma Página de Loucura, dirigido pelo japonês Teinosuke Kinugasa em 1926.
No dia 7 de outubro (quarta-feira), às 18h30, os montadores Vinícius Nascimento, Isabel Vidor e a videoartista Célia Freitas debatem a montagem cinematográfica, com mediação da curadora Eva Randolph. No mesmo dia, a partir das 19h, em outra sala, ocorre também a primeira masterclass carioca, com a montadora Karen Harley, codiretora do documentário indicado ao Oscar Lixo Extraordinário (2010), editou Cinema, Aspirinas e Urubus (2005) e o recente Que Horas Ela Volta? (2015). No dia 8 de outubro (quinta-feira), às 19h, a montadora Jordana Berg ministra sua master class.
No debate Montagem e Linguagem, do dia 11 de outubro (domingo), às 14h, o pesquisador, professor de cinema e ensaísta Cezar Migliorin, da Universidade Federal Fluminense, faz a mediação entre os diretores e montadores Joel Pizzini, Fred Benevides e Fernando Vitor. Encerrando os debates, no dia 17 (sábado), a partir das 14h, Marina Meliande, montadora dos premiados Histórias que Só Existem Quando Lembradas (2012) e Girimunho (2011), divide a mesa de debate com Pedro Bronz e André Sampaio com mediação do diretor e roteirista Allan Ribeiro. Confira a programação completa aqui.
(Fonte: Mostra Cinema de Montagem)