Junho começa tranquilo nos cinemas brasileiros, com poucas mas aguardadas novidades chegando às telas no primeiro dia do mês. Temos a segunda versão de um mesmo clássico conto de fadas a ser adaptado para o cinema neste ano, uma elogiada produção do atual cinema independente americano, um premiado longa alemão e o novo trabalho do astro Johnny Depp. Confira!
Após o catastrófico Espelho Espelho Meu, estrelado por Julia Roberts, chega aos cinemas mais uma releitura da fábula da Branca de Neve e os Sete Anões. Mas a trama conduzida pelo diretor estreante Rupert Sanders deixa de lado o clima pastelão do concorrente e assume um tom épico e muito mais grandioso. Bastante cuidadoso nos detalhes, com uma bela fotografia e muitos efeitos especiais, o filme chama atenção também pelos protagonistas: Kristen Stewart, da série Crepúsculo, Charlize Theron, vencedora do Oscar por Monster – Desejo Assassino (2003), e Chris Hemsworth, o herói Thor. E a fórmula parece ter funcionado: só no primeiro final de semana em cartaz nos Estados Unidos faturou mais de US$ 56 milhões, quase o mesmo faturamento que a outra versão somou durante todo o período em que esteve em cartaz.
Diário de um Jornalista Bêbado
Johnny Depp era amigo pessoal do escritor Hunter S. Thompson, autor do estilo de jornalismo “gonzo”, em que a reportagem é feita em primeira pessoa, misturando ficção com realidade. E depois de visitar o universo do autor em Medo e Delírio (1998), ele agora busca inspiração nos primeiros anos da carreira de Thompson, quando este atuava num pequeno jornal de Porto Rico. O livro em que a história se baseia foi encontrado pelo próprio Depp na casa do autor, e além de dar o incentivo necessário para publicá-lo, ainda tirou o diretor Bruce Robinson de uma aposentadoria de quase 20 anos para conduzir a trama. O resultado é irregular, mas tem seus bons momentos.
Alexander Fehling foi premiado como Melhor Ator no Festival de Munique por este trabalho como um jovem alemão que é enviado a Auschwitz para prestar trabalho voluntário e lá encontra uma realidade bem diferente da retratada nos livros de história. O terrível passado, a convivência com sobreviventes da Segunda Guerra Mundial e as expectativas quanto ao futuro são algumas das questões que ele terá que enfrentar. Mas o melhor é que tudo é retratado pelo diretor Robert Thalheim com muito humanismo e sensibilidade. Depois dessa elogiada performance, o protagonista marcou presença em outros projetos de maior destaque, como o hollywoodiano Bastardos Inglórios (2009).
Escrito, protagonizado e dirigido por Jessica Westfeldt, em sua estreia por trás das câmeras, essa comédia romântica sobre um casal de amigos que decide ter um filho, porém sem qualquer tipo de envolvimento amoroso entre eles além da amizade que já os une, não consegue fugir por muito tempo dos mais inevitáveis clichês do gênero, mas procura evitá-los na maior parte do tempo, mostrando o fôlego do atual cinema independente americano. O destaque mesmo são os bons diálogos e o impressionante elenco, que reúne nomes em alta na televisão e em Hollywood, como Adam Scott, Kristen Wiig, Maya Rudolph, Jon Hamm, Edward Burns, Megan Fox e Chris O’Dowd.
Confira a crítica de Robledo Milani, curiosidades, galeria de fotos e trailer oficial de Solteiros com Filhos