Categorias: Notícias

Nomes importantes são convidados especiais do Festival do Rio

Publicado por

fest rioO Festival do Rio 2012 divulgou uma lista com os nomes dos convidados especiais que estarão presentes nos dias do evento que iniciou sua programação ontem, 27 de setembro. O evento segue até 11 de novembro em cerca de 40 pontos espalhados pela cidade e 25 salas de cinema, exibindo mais de 400 filmes de aproximadamente 60 países.

Vencedor do Oscar por O Reverso da Fortuna (1990), o inglês Jeremy Irons desembarca no próximo dia 6 de outubro no Rio para divulgar Trashed, documentário ambiental produzido e narrado pelo ator, uma das atrações do Festival do Rio 2012. Antes dele, a dupla de diretores Jonathan Dayton e Valerie Faris – que fez sucesso com o filme sensação A Pequena Miss Sunshine (2006) – chegaram à cidade no dia 26 de setembro, com seu novo longa, Ruby Sparks, comédia romântica com o casal Paul Dano e Zoe Kazan.

Esses nomes se juntam outros como os do diretor inglês Roland Joffé, que apresenta Encontrarás Dragões: Segredos da Paixão (There be Dragons), drama sobre a guerra civil espanhola com Rodrigo Santoro no elenco; e o francês Leos Carax, que dirigiu Holy Motors (2012), um dos sucessos do último Festival de Cannes. Outro diretor, o espanhol Fernando Trueba vai apresentar El Artista y la Modelo (2012). A mostra Imagens de Portugal contará com a presença da diretora Teresa Villaverde (com Cisne, 2011) e João Pedro Rodrigues, que ganha retrospectiva e chega ao Rio no próximo dia 6 de outubro.

Dia 4 de outubro chega a badalada artista plástica sérvia, Marina Abramovic, tema de dois documentários sobre sua carreira na Mostra Itinerários Únicos: Marina Abramovic The Artist is Present (2012), de Matthew Akers; e Bob Wilson’s Life & Death of Marina Abramovic (2012), dirigido por Giada Colagrande.

Entre os produtores, terá a presença de Iain Canning, Oscar de Melhor Filme por O Discurso do Rei (2010) e produtor/ produtor executivo de diversos longas que já passaram pelo Festival em edições anteriores: Shame (2011), Mary e Max: Uma Amizade Diferente (2009) e Control (2007), sobre a vida de Ian Curtis. Nesta edição do festival ele apresenta Europa Morta (Dead Europe, 2012).

Alguns brasileiros com produções internacionais também estão na lista. Entre eles, o ator Marcio Garcia, que dirige seu segundo longa com elenco hollywoodiano (Camilla Belle, Andy Garcia, Colin Egglesfield), Open Road; e o roteirista Mauricio Zacharias, tradicional parceiro de Karim Aïnouz, que vive há mais de 20 anos em Nova York, e escreveu Deixe a Luz Acesa (Keep The Lights On, 2012), com Ira Sachs. A produção é a versão para o cinema da conturbada relação de Ira Sachs com o agente literário Bill Clegg – que transformou a história no best seller Retrato de um Viciado Quando Jovem.

Pelo RioMarket, Chris Newman (Oscar de Melhor Som pelos filmes O Paciente Inglês, 1996, Amadeus, 1984 e O Exorcista, 1973) ministra workshop de som; Frank Spotnitz (Arquivo X) dá aula sobre roteiro para TV. O maquiador Dean Jones (Piratas do Caribe e X-Men: Primeira Classe, 2011) e a figurinista Audrey Fisher (Milk – A Voz da Igualdade, 2011) também confirmaram presença.

Fonte: Festival do Rio

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

Últimos artigos de (Ver Tudo)