A 5ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba chegou ao final com a premiação na noite desta quarta-feira, 15 de junho. O Vento Sabe que Volto à Casa (2016), documentário chileno dirigido por José Luís Torres Leiva, recebeu o Prêmio Olhar do júri oficial como o Melhor Filme da Mostra Competitiva. Na categoria Curta-Metragem, o vencedor foi o português Maria do Mar (2015), de João Rosas. Outro dos louros desta categoria foi para Irmãos da Noite (2016), de Patric Chiha, que ganhou o Prêmio Especial do Júri.
O gaúcho Eles Vieram e Roubaram sua Alma (2016), de Daniel de Bem e Daiane Marcon, foi o único vencedor de dois prêmios: o de Melhor Contribuição Artística e Menção Especial do prêmio Olhares Brasil, que dá louros apenas a títulos nacionais exibidos no Festival em qualquer uma das mostras. O grande vencedor desta categoria foi o documentário Talvez Deserto Talvez Universo (2015), co-produção entre Brasil e Portugal, dirigido por Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes.
Os documentários fizeram a festa na premiação. Além de terem levado estes dois principais prêmios na noite, o franco argelino Nó na Cabeça (2015), de Nassen Ferhani, foi escolhido o melhor da mostra Novos Olhares; o chinês Um Outro Ano (2016), de Shengze Zhu, foi eleito pelo Júri da Crítica da Abraccine; e a co-produção Hong Kong/França Ta’Ang (2016) levou a melhor no Prêmio da Hors Pistes, tendo sua exibição garantida no país francês no próximo ano.
O público que encheu as salas dos cinemas curitibanos durante os oito dias do evento elegeu dois títulos brasileiros como seus favoritos: A Cidade do Futuro (2016), de Claudio Marques e Marília Hughes, como Melhor Longa do Festival, enquanto A Moça que Dançou com o Diabo (2016), de João Paulo Miranda Maria, como o Melhor Curta.
Segue abaixo a lista completa dos prêmios:
Prêmio Olhar de Melhor Filme (longa-metragem)
O Vento Sabe que Volto à Casa, de José Luis Torres Leiva
Prêmio Especial do Júri
Irmãos da Noite, de Patric Chiha
Prêmio de Contribuição Artística
Eles Vieram e Roubaram sua Alma, de Daniel de Bem e Daiane Marcon
Prêmio Olhar de Melhor Filme (curta-metragem)
Maria do Mar, de João Rosas
Prêmio do Público (longa-metragem)
A Cidade do Futuro, de Cláudio Marques e Marília Hughes
Prêmio do Público (curta-metragem)
A Moça que Dançou com o Diabo, de João Paulo Miranda Maria
Prêmio Olhares Brasil Melhor Longa-Metragem Brasileiro
Talvez Deserto Talvez Universo, de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes
Menção Especial do Júri – Prêmio Olhares Brasil
Eles Vieram e Roubaram sua Alma, de Daniel de Bem e Daiane Marcon
Prêmios Olhares Brasil Melhor Curta-Metragem Brasileiro
A Casa Cinza e as Montanhas Verdes, de Deborah Viegas
Prêmio Novo Olhar – Melhor Filme da mostra Novos Olhares
Nó na Cabeça, de Hassen Ferhani
Prêmio da Crítica (ABRACCINE)
Um Outro Ano, de Shengze Zhu
Prêmio da Hors Pistes
Ta’ang, de Wang Bing
(Fonte: Genco Assessoria e Comunicação)