Ao contrário da grande maioria de premiações da Crítica norte-americana, que vem apontando os melhores de 2014 desde o início de Dezembro, a Sociedade Nacional espera sempre até o início de Janeiro para anunciar os seus favoritos do ano que passou. E desta vez os resultados causaram grande surpresa, principalmente por apontar como vencedores nas categorias principais filmes e artistas europeus – e não americanos, como costuma acontecer. Boyhood, por exemplo, foi escolhido melhor do ano pelos críticos de Nova York e de Los Angeles (as duas associações mais importantes do país), mas aqui acabou ficando em segundo lugar. O melhor foi o francês Adeus à Linguagem, de Jean-Luc Godard. Este filme foi exibido pela primeira vez no último Festival de Cannes, de onde saiu com o Prêmio Especial do Júri.
O inglês Timothy Spall, premiado em Cannes como Melhor Ator por seu trabalho em Sr. Turner, foi eleito também o melhor do ano pela NSFC (National Society of Film Critics). A melhor atriz do ano foi a francesa Marion Cotillard, em conjunto por seus trabalhos no norte-americano Era Uma Vez em Nova York e no belga Dois Dias, Uma Noite. Os coadjuvantes foram J.K. Simmons, por Whiplash, e Patricia Arquette, por Boyhood. Confira a lista completa de premiados, suas pontuações e os demais indicados abaixo:
Melhor Filme: Adeus à Linguagem (25); Boyhood (24); Birdman e Sr. Turner (10)
Melhor Direção: Richard Linklater, por Boyhood (36); Jean-Luc Godard, por Adeus à Linguagem (17); Mike Leigh, por Sr. Turner (12)
Melhor Ator: Timothy Spall, por Sr. Turner (31); Tom Hardy, por Locke (10); Ralph Fiennes, por O Grande Hotel Budapeste, e Joaquin Phoenix, por Vício Inerente (9)
Melhor Atriz: Marion Cotillard, por Era Uma Vez em Nova York e Dois Dias, Uma Noite (80); Julianne Moore, por Para Sempre Alice (35); Scarlett Johansson, por Lucy e Sob a Pele (21)
Melhor Ator Coadjuvante: J. K. Simmons, por Whiplash (24); Mark Ruffalo, por Foxcatcher (21); Edward Norton, por Birdman (16)
Melhor Atriz Coadjuvante: Patricia Arquette, por Boyhood (26); Agata Kulesza, por Ida (18); Rene Russo, por O Abutre (9)
Melhor Roteiro: O Grande Hotel Budapeste (24); Birdman e Vício Inerente (15)
Melhor Documentário: CitizenFour (56); National Gallery (19); The Overnighters (17)
Melhor Fotografia: Sr. Turner (33); Era Uma Vez em Nova York (27); Adeus à Linguagem (9)
(Fonte: NSFC)