![](http://www.papodecinema.com.br/wp-content/uploads/2018/11/20181123-my-brilliant-friend-papo-de-cinema-cartaz-t1.jpg)
My Brilliant Friend :: T01 :: E03
-
Saverio Costanzo
-
Le Metamorfosi
-
2018
-
EUA / Itália
Crítica
Leitores
Sinopse
Elena Greco e Raffaella Cerullo são duas melhores amigas, além das melhores alunas da escola. Porém, enfrentam a resistência dos pais: a mãe de Elena quer que ela pare de estudar para ajudar em casa, assim como o pai de Raffaella, que não dispõe de dinheiro para bancar os estudos da filha.
![](http://www.papodecinema.com.br/wp-content/uploads/2018/11/20181123-my-brilliant-friend-papo-de-cinema-cartaz-teaser.jpg)
My Brilliant Friend
![](http://www.papodecinema.com.br/wp-content/uploads/2024/09/20240924-historia-de-quem-foge-papo-de-cinema-cartaz.jpeg)
My Brilliant Friend :: História de Quem Foge e de Quem Fica
![](http://www.papodecinema.com.br/wp-content/uploads/2024/09/20240924-historia-da-menina-perdida-papo-de-cinema-cartaz.jpg)
My Brilliant Friend :: História da Menina Perdida
![](http://www.papodecinema.com.br/wp-content/uploads/2020/03/20200316-a-amiga-genial-a-historia-do-sobrenome-papo-de-cinema-cartaz-t1.jpg)
My Brilliant Friend :: A História do Novo Sobrenome
Episódio | Data de exibição |
---|---|
![]() |
11/02/2020 |
![](http://www.papodecinema.com.br/wp-content/uploads/2018/11/20181123-my-brilliant-friend-papo-de-cinema-cartaz-t1.jpg)
My Brilliant Friend :: A Amiga Genial
Episódio | Data de exibição |
---|---|
![]() |
10/12/2018 |
![]() |
9/12/2018 |
![]() |
3/12/2018 |
![]() |
2/12/2018 |
![]() |
26/11/2018 |
![]() |
25/11/2018 |
![]() |
19/11/2018 |
![]() |
18/11/2018 |
Crítica
Elena continua seu caminho rumo a uma vida melhor do que aquela que sempre conheceu, mas Lila também tem seus meios para deixar para trás a pobreza e a ignorância. No terceiro episódio de My Brilliant Friend (baseado no romance A Amiga Genial, de Elena Ferrante), as duas protagonistas cresceram, deixando para trás as feições infantis que marcaram os dois capítulos iniciais, para se apresentarem, pela primeira vez, como adolescentes. E como era de se esperar, os problemas típicos dessa idade também se manifestam. Mas se há o que ser explorado externamente, muito mais há de ser observado nas revoluções constantes em andamento no interior de cada uma dessas meninas. Tanto é que o título deste segmento é Metamorfoses, um batismo bastante apropriado.
Elena (Margherita Mazzucco) é uma jovem de traços finos e cabelos claros, dona de uma beleza que insiste em negar. As espinhas no rosto e a postura curvada fazem o serviço de escondê-la, tornando-a invisível aos olhos do demais. Tanto é que, quando um rapaz se aproxima, é para dela se aproveitar como meio até outra menina. Muitas vezes, essa mais cobiçada é Lila (Gaia Girace), a magra e enfezada melhor amiga, que pode não ser tão bonita, mas se revela atraente justamente pelo modo de ver o mundo, sempre de cabeça erguida, desafiadora. Lila não tem o apoio da família para continuar estudando, assim como a colega, e por isso é obrigada a abandonar a escola. Mas nada que o ensino tradicional poderia lhe oferecer a escapa. Ela tem seus meios, e quando Elena tem a impressão de, enfim, compreendê-la, a outra surge com uma novidade, mostrando-se sempre um passo à frente.
Na série de Saverio Costanzo, já ficou claro que a relação das duas meninas é apenas um artifício para traçar um retrato de uma Itália destroçada pela guerra, que luta, com todas as forças, para se reerguer. Elena é o exemplo de quem se esforça para seguir em linha reta, fazendo o que dela se espera. Ela até não é a melhor das alunas, mas sob o risco de perder tudo que havia conquistado até então, se torna a mais aplicada, terminando o ano como a número um da classe. E quando uma etapa termina, a seguinte é garantida graças à interferência da maestra, que vai até a casa da garota para exercer sua influência sobre os pais dela, garantindo a continuidade do seu aprendizado. Nem isso, no entanto, deixa Elena feliz. Sentindo-se feia e sozinha, ela é o oposto de Lila, que passou a frequentar assiduamente a biblioteca, mostrando uma iniciativa que irá lhe garantir um lugar diferenciado, da mesma forma como faz do ofício familiar uma possível válvula de escape: obrigada pelo pai a ajudar na sapataria que possuem, vislumbra progresso e crescimento naquele ofício. E assim, vai contagiando aqueles ao seu redor.
Como dito, My Brilliant Friend não está preocupado em mostrar apenas os dramas privados destas amigas rivais. Há um universo ao redor delas, e sobre isso há também outros caminhos a serem percorridos. A violência do dia a dia, a dificuldade de ser mulher em um ambiente que reprime e condena, a falta de afeto em casa, tudo acaba se unindo em uma batalha diária, da qual nem sempre se sai vitorioso – e, quando algo parece dar certo, por menor que seja, o sentimento é invariavelmente potencializado. Lila se recusa a se dar por vencida, e fará por onde seguir adiante, independente de quem estiver ao seu lado. Elena não tem a mesma força, pois precisa da outra, ainda que também não seja desprovida de méritos. É cedo para que fique claro o quanto cada uma tem a oferecer. Mas é certo que, juntas, ambas se saem melhores do que separadas. A questão, agora, é descobrir como alcançar esse equilíbrio.
![avatar](/20230519-ac3054cf01cf0b94b197b48aad2037b3.png)
![avatar](/20230519-ac3054cf01cf0b94b197b48aad2037b3.png)
Últimos artigos deRobledo Milani (Ver Tudo)
- Oscar 2025 :: Apostas para Melhor Direção - 11 de fevereiro de 2025
- Oscar 2025 :: Apostas para Melhor Figurino - 10 de fevereiro de 2025
- Oscar 2025 :: Apostas para Melhor Ator Coadjuvante - 7 de fevereiro de 2025