A 85° edição dos Academy Awards, mais popularmente conhecidos como os Oscars, irá acontecer no dia 24 de fevereiro de 2013, último domingo deste mês. Foram escolhidos 9 longas como finalistas ao principal prêmio, o de Melhor Filme do Ano, dentre os 53 títulos lembrados em 24 categorias diferentes. Destes, a grande maioria já passou ou está sendo exibido atualmente no Brasil, ou se encontra disponível na internet ou em videolocadoras. E para melhor orientar os cinéfilos, fãs e curiosos, o Papo de Cinema organiza aqui um guia completo de todos os indicados, os favoritos, aqueles que fazem parte da nossa torcida, os azarões e até os que foram esquecidos! É importante ficar ligado, pois nossas atualizações serão diárias até o dia da festa, sempre com um olhar crítico sobre o desempenho de cada concorrente nas demais premiações, os trabalhos mais originais que merecem este reconhecimento e as surpresas deste ano. Confira!
Redemption (EUA, 2012), de Jon Alpert e Matthew O’Neill
Numa disputa particularmente difícil, nossa aposta seria em Inocente, sobre crianças artistas sem teto na Califórnia. Foi premiado nos festivais de Santo Antonio, Heartland e Arizona, e tem recebido ótimas críticas. Kings Point, Open Heart e Mondays at Racine foram indicados na mesma categoria no International Documentary Association, mas perderam para Saving Face, que seria o grande esquecido deste ano no Oscar! Redemption é uma produção em vídeo que não foi premiada e nem indicada a nada até ser lembrada pelos votantes da Academia.
Melhor Curta-Metragem de Ficção
Asad (África do Sul/EUA, 2012), de Bryan Buckley
Buzkashi Boys (Afeganistão/EUA, 2012), de Sam French
Curfew (EUA, 2012), de Shawn Christensen
Dood van een Schaduw (Bélgica/França, 2012), de Tom Van Avermaet
Henry (Canadá, 2011), de Yan England
De todos os indicados, o mais premiado até o momento é o americano Curfew, que ganhou o Festival Internacional de Curtas-Metragens (EUA) e os festivais de Bruxelas (Bélgica), Clermont-Ferrand e Toulouse (França), Granada (Espanha), Estocolmo (Suécia), Cleveland, Nashville e Woodstock (EUA). Asad é outro forte competidor, tendo ganho os festivais de Austin, Los Angeles, New Orleans, Rhode Island e Tribeca. Buzkashi Boys ganhou o festival de Raindance (Inglaterra), enquanto que Henry teve aqui sua única lembrança. A aposta da crítica especializada, entretanto, está em A Morte da Sombra (Dood van een Schaduw), que ganhou o L.A. Shorts Fest (EUA). Neste mesmo festival foi premiado o brasileiro Amores Passageiros, do gaúcho Augusto Canani, como melhor Curta Estrangeiro, e teria sido bonito vê-lo entre os finalistas também no Oscar!