São Paulo, a maior cidade do Brasil, recebe, de 18 a 31 de outubro, a 37° edição da Mostra Internacional de Cinema. E, como não poderia ser diferente, o Papo de Cinema está presente durante todo o evento, como um dos veículos oficialmente credenciados. Na condição de convidados, iremos conferir as sessões de première de muitos dos filmes selecionados, títulos esses que, na maioria dos casos, estarão sendo exibidos pela primeira vez no país. Além disso, nosso correspondente Willian Silveira será responsável por um registro diário sobre esta que é a maior mostra de cinema do país: são, ao todo, mais de 350 filmes das mais diversas origens e cinematografias. O foco é fazer um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial está produzindo, além de revelar as principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas produzidas nos quatro cantos do planeta.
A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é composta por cinco sessões: Competição Novos Diretores, que exibe títulos de realizadores que tenham feito até dois longas; Perspectiva Internacional, que apresenta um panorama do recente cinema mundial; Retrospectivas, que resgata trabalhos de grandes nomes – neste anos, os homenageados são Stanley Kubrick e Eduardo Coutinho; Apresentações Especiais, com a exibição de clássicos de cineastas homenageados; e Mostra Brasil, com títulos nacionais ainda inéditos no circuito comercial. Aqui, nessa nossa cobertura especial, teremos ainda notícias, entrevistas e muito mais. Fique ligado!
FILME DE ABERTURA
(Inside Llewyn Davis, EUA, 2013)
De Ethan Coen, Joel Coen
Com Oscar Isaac, Carey Mulligan, Justin Timberlake, John Goodman
Festival de Cannes: Grande Prêmio do Júri
Confira a crítica de Willian Silveira
PERSPECTIVA INTERNACIONAL
A Bruta Flor do Querer
(Brasil, 2013), crítica de Robledo Milani
(A Fuller Life, EUA, 2013)
De Samantha Fuller
Com James Franco, Wim Wenders, Willian Friedkin, Jennifer Beals, Samuel Fuller (arquivo)
Festival de Veneza: Hors Concours
Confira a crítica de Willian Silveira
(La Cage Dorée, França, 2013)
De Rubem Alves
Com Rita Blanco, Joaquim de Almeida, Roland Giraud, Chantal Lauby
European Film Awards: indicado ao Prêmio do Público
Confira a crítica de Willian Silveira
A Oeste do Fim do Mundo
(Brasil, 2013), crítica de Willian Silveira
Amor, Plástico e Barulho
(Brasil, 2013), crítica de Robledo Milani
Até que a Sbórnia nos Separe
(Brasil, 2013), crítica de Willian Silveira
Avanti Popolo
(Brasil, 2012), crítica de Robledo Milani
Cidade de Deus: 10 Anos Depois
(Brasil, 2013), crítica de Iliriana Rodrigues
De Menor
(Brasil 2013)
Depois da Chuva
(Brasil, 2013), crítica de Robledo Milani
(Brasil, 2013)
De Julio Bressane
Com Josie Antello, Bernardo Marinho, Débora Olivieri
Festival do Rio: Hors Concours – Première Brasil
Confira a crítica de Willian Silveira
Entre Nós
(Brasil, 2013), crítica de Willian Silveira
Exilados do Vulcão
(Brasil 2013), crítica de Robledo Milani
(Yi dai zong shi, Hong Kong/China, 2013)
De Wong Kar Wai
Com Tony Leung, Zhang Ziyi, Zhang Jin
Festival de Berlim: convidado de abertura
Confira a crítica de Willian Silveira
(Brasil, 2013)
De Sérgio Bianchi
Com Fernando Alves Pinto, Clarisse Abujamra, Silvio Guindane
Festival do Rio: seleção oficial
Confira a crítica de Willian Silveira
(Brasil, 2013)
De Marco Abujamra, Markão Oliveira
Com depoimentos de Mário Lago (in memorian), Lima Duarte, Tony Ramos, Bete Mendes, Beatriz Segall, Gracindo Jr
Festival do Rio 2013: seleção oficial
Confira a crítica de Robledo Milani
Morro dos Prazeres
(Brasil, 2013), crítica de Robledo Milani
O Homem das Multidões
(Brasil, 2013), crítica de Iliriana Rodrigues
O Lobo Atrás da Porta
(Brasil, 2013), crítica de Conrado Heoli
Olho Nu
(Brasil, 2012), crítica de Robledo Milani
(Ayer no termina nunca, Espanha, 2013)
De Isabel Coixet
Com Javier Cámara, Candela Peña
Festival de Málaga: Prêmio Especial do Júri, Melhor Atriz (Candela Peña), Fotografia e Montagem
Confira a crítica de Willian Silveira
(Brasil, 2013)
De Ricardo Pretti
Com Leandra Leal, Mariana Ximenes
Festival do Rio: seleção oficial
Confira a crítica de Willian Silveira
Os Amigos
(Brasil, 2013), crítica de Willian Silveira
Outro Sertão
(Brasil, 2013), crítica de Robledo Milani
Revelando Sebastião Salgado
(Brasil, 2013), crítica de Robledo Milani
Riocorrente
(Brasil, 2013), crítica de Robledo Milani
Tatuagem
(Brasil, 2013), crítica de Renato Cabral
Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa
(Brasil, 2013)
CINE ENCONTRO
APRESENTAÇÃO ESPECIAL
Ensaio sobre a Cegueira
(Blindness, Brasil/Canadá/Japão, 2008), crítica de Robledo Milani
Linha de Passe
(Brasil, 2008), crítica de Robledo Milani
Oldboy
(Oldeuboi, Coreia do Sul, 2003), crítica de Robledo Milani
ENTREVISTA
RETROSPECTIVA: Stanley Kubrick
(2001: A Space Odyssey, EUA/Inglaterra, 1968), crítica de Marcelo Müller
A Morte Passou Perto
(Killer’s Kiss, EUA, 1955), crítica de Dimas Tadeu
A.I. – Inteligência Artificial
(Artificial Intelligence: AI, EUA, 2001), crítica de Robledo Milani
Barry Lyndon
(EUA/Inglaterra, 1975), crítica de Conrado Heoli
(Eyes Wide Shut, EUA, 1999), crítica de Marcelo Müller
Dr. Fantástico
(Dr. Strangelove: or How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb, EUA/Inglaterra, 1964), crítica de Matheus Bonez
Gloria Feita de Sangue
(Paths of Glory, EUA, 1957), crítica de Danilo Fantinel
Laranja Mecânica
(A Clockwork Orange, EUA/Inglaterra, 1971), crítica de Dimas Tadeu
(Lolita, EUA/Inglaterra, 1962), crítica de Rodrigo de Oliveira
Nascido Para Matar
(Full Metal Jacket, EUA, 1987), crítica de Renato Cabral
O Grande Golpe
(The Killing, EUA, 1956), crítica de Robledo Milani
O Iluminado
(The Shining, EUA, 1980), crítica de Robledo Milani
Spartacus
(Spartacus, EUA, 1960), crítica de Rodrigo de Oliveira
ARTIGO
O Grande Mestre: espetáculo visual é tão brilhante que ofusca a trama, por Dimas Tadeu
RETROSPECTIVA: Eduardo Coutinho
As Canções
(Brasil, 2011), crítica de Robledo Milani
(Brasil, 1985)
De Eduardo Coutinho
Com narração de Ferreira Gullar
Festival de Berlim: Prêmio da Crítica Internacional
Confira a crítica de Danilo Fantinel
Jogo de Cena
(Brasil, 2007), crítica de Robledo Milani
(Brasil, 2009)
De Eduardo Coutinho
Com Enrique Diaz e o Grupo Galpão
Prêmio Contigo de Cinema: indicado a Melhor Documentário e Direção em Documentário
Confira a crítica de Rodrigo de Oliveira
(Brasil, 2004)
De Eduardo Coutinho
Festival de Brasília: Melhor Filme e Prêmio da Crítica
APCA: Melhor Filme
Confira a crítica de Robledo Milani
(Brasil, 1999)
De Eduardo Coutinho
Festival de Gramado: Prêmio Especial do Júri
Festival de Brasília: Melhor Filme, Roteiro e Edição
Confira a crítica de Marcelo Müller
NOTÍCIAS