Festival :: 37° Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Publicado por

São Paulo, a maior cidade do Brasil, recebe, de 18 a 31 de outubro, a 37° edição da Mostra Internacional de Cinema. E, como não poderia ser diferente, o Papo de Cinema está presente durante todo o evento, como um dos veículos oficialmente credenciados. Na condição de convidados, iremos conferir as sessões de première de muitos dos filmes selecionados, títulos esses que, na maioria dos casos, estarão sendo exibidos pela primeira vez no país. Além disso, nosso correspondente Willian Silveira será responsável por um registro diário sobre esta que é a maior mostra de cinema do país: são, ao todo, mais de 350 filmes das mais diversas origens e cinematografias. O foco é fazer um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial está produzindo, além de revelar as principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas produzidas nos quatro cantos do planeta.

mostradesp 2013 papo de cinema1

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é composta por cinco sessões: Competição Novos Diretores, que exibe títulos de realizadores que tenham feito até dois longas; Perspectiva Internacional, que apresenta um panorama do recente cinema mundial; Retrospectivas, que resgata trabalhos de grandes nomes – neste anos, os homenageados são Stanley Kubrick e Eduardo Coutinho; Apresentações Especiais, com a exibição de clássicos de cineastas homenageados; e Mostra Brasil, com títulos nacionais ainda inéditos no circuito comercial. Aqui, nessa nossa cobertura especial, teremos ainda notícias, entrevistas e muito mais. Fique ligado!

 

FILME DE ABERTURA

Inside Llewyn Davis
(Inside Llewyn Davis, EUA, 2013)
De Ethan Coen, Joel Coen
Com Oscar Isaac, Carey Mulligan, Justin Timberlake, John Goodman
Festival de Cannes: Grande Prêmio do Júri
Confira a crítica de Willian Silveira

 

 

 

PERSPECTIVA INTERNACIONAL

A Bruta Flor do Querer
(Brasil, 2013), crítica de Robledo Milani

A Fuller Life
(A Fuller Life, EUA, 2013)
De Samantha Fuller
Com James Franco, Wim Wenders, Willian Friedkin, Jennifer Beals, Samuel Fuller (arquivo)
Festival de Veneza: Hors Concours
Confira a crítica de Willian Silveira

 

 

A Gaiola Dourada
(La Cage Dorée, França, 2013)
De Rubem Alves
Com Rita Blanco, Joaquim de Almeida, Roland Giraud, Chantal Lauby
European Film Awards: indicado ao Prêmio do Público
Confira a crítica de Willian Silveira

A Oeste do Fim do Mundo
(Brasil, 2013), crítica de Willian Silveira

Amor, Plástico e Barulho
(Brasil, 2013), crítica de Robledo Milani

Até que a Sbórnia nos Separe
(Brasil, 2013), crítica de Willian Silveira

Avanti Popolo
(Brasil, 2012), crítica de Robledo Milani

Cidade de Deus: 10 Anos Depois
(Brasil, 2013), crítica de Iliriana Rodrigues

De Menor
(Brasil 2013)

Depois da Chuva
(Brasil, 2013), crítica de Robledo Milani

Educação Sentimental
(Brasil, 2013)
De Julio Bressane
Com Josie Antello, Bernardo Marinho, Débora Olivieri
Festival do Rio: Hors Concours – Première Brasil
Confira a crítica de Willian Silveira

 

 

Entre Nós
(Brasil, 2013), crítica de Willian Silveira

Exilados do Vulcão
(Brasil 2013), crítica de Robledo Milani

O Grande Mestre
(Yi dai zong shi, Hong Kong/China, 2013)
De Wong Kar Wai
Com Tony Leung, Zhang Ziyi, Zhang Jin
Festival de Berlim: convidado de abertura
Confira a crítica de Willian Silveira

 

Jogo das Decapitações
(Brasil, 2013)
De Sérgio Bianchi
Com Fernando Alves Pinto, Clarisse Abujamra, Silvio Guindane
Festival do Rio: seleção oficial
Confira a crítica de Willian Silveira

 

 

Mário Lago
(Brasil, 2013)
De Marco Abujamra, Markão Oliveira
Com depoimentos de Mário Lago (in memorian), Lima Duarte, Tony Ramos, Bete Mendes, Beatriz Segall, Gracindo Jr
Festival do Rio 2013: seleção oficial
Confira a crítica de Robledo Milani

Morro dos Prazeres
(Brasil, 2013), crítica de Robledo Milani

O Homem das Multidões
(Brasil, 2013), crítica de Iliriana Rodrigues

O Lobo Atrás da Porta
(Brasil, 2013), crítica de Conrado Heoli

Olho Nu
(Brasil, 2012), crítica de Robledo Milani

Ontem Nunca Termina
(Ayer no termina nunca, Espanha, 2013)
De Isabel Coixet
Com Javier Cámara, Candela Peña
Festival de Málaga: Prêmio Especial do Júri, Melhor Atriz (Candela Peña), Fotografia e Montagem
Confira a crítica de Willian Silveira

 

 

O Rio Nos Pertence
(Brasil, 2013)
De Ricardo Pretti
Com Leandra Leal, Mariana Ximenes
Festival do Rio: seleção oficial
Confira a crítica de Willian Silveira

Os Amigos
(Brasil, 2013), crítica de Willian Silveira

Outro Sertão
(Brasil, 2013), crítica de Robledo Milani

Revelando Sebastião Salgado
(Brasil, 2013), crítica de Robledo Milani

Riocorrente
(Brasil, 2013), crítica de Robledo Milani

Tatuagem
(Brasil, 2013), crítica de Renato Cabral

Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa
(Brasil, 2013)

 

CINE ENCONTRO

Tata Amaral conversa com o público sobre as principais influências sobre sua obra, por Willian Silveira

 

APRESENTAÇÃO ESPECIAL

Ensaio sobre a Cegueira
(Blindness, Brasil/Canadá/Japão, 2008), crítica de Robledo Milani

Linha de Passe
(Brasil, 2008), crítica de Robledo Milani

Oldboy
(Oldeuboi, Coreia do Sul, 2003), crítica de Robledo Milani

 

ENTREVISTA

De filha para o pai: uma conversa com Samantha Fuller, a diretora americana fala sobre o documentário A Fuller Life, por Willian Silveira

 

O coração é bilíngue: uma conversa com Rubens Alves, diretor franco-português fala sobre a comédia A Gaiola Dourada, por Willian Silveira

 

RETROSPECTIVA: Stanley Kubrick

2001: Uma Odisseia no Espaço
(2001: A Space Odyssey, EUA/Inglaterra, 1968), crítica de Marcelo Müller

A Morte Passou Perto
(Killer’s Kiss, EUA, 1955), crítica de Dimas Tadeu

A.I. – Inteligência Artificial
(Artificial Intelligence: AI, EUA, 2001), crítica de Robledo Milani

Barry Lyndon
(EUA/Inglaterra, 1975), crítica de Conrado Heoli

De Olhos Bem Fechados
(Eyes Wide Shut, EUA, 1999), crítica de Marcelo Müller

Dr. Fantástico
(Dr. Strangelove: or How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb, EUA/Inglaterra, 1964), crítica de Matheus Bonez

Gloria Feita de Sangue
(Paths of Glory, EUA, 1957), crítica de Danilo Fantinel

Laranja Mecânica
(A Clockwork Orange, EUA/Inglaterra, 1971), crítica de Dimas Tadeu

Lolita
(Lolita, EUA/Inglaterra, 1962), crítica de Rodrigo de Oliveira

Nascido Para Matar
(Full Metal Jacket, EUA, 1987), crítica de Renato Cabral

O Grande Golpe
(The Killing, EUA, 1956), crítica de Robledo Milani

O Iluminado
(The Shining, EUA, 1980), crítica de Robledo Milani

Spartacus
(Spartacus, EUA, 1960), crítica de Rodrigo de Oliveira

 

ARTIGO

O Grande Mestre: espetáculo visual é tão brilhante que ofusca a trama, por Dimas Tadeu

 

RETROSPECTIVA: Eduardo Coutinho

As Canções
(Brasil, 2011), crítica de Robledo Milani

Cabra Marcado Para Morrer
(Brasil, 1985)
De Eduardo Coutinho
Com narração de Ferreira Gullar
Festival de Berlim: Prêmio da Crítica Internacional
Confira a crítica de Danilo Fantinel

 

 

Jogo de Cena
(Brasil, 2007), crítica de Robledo Milani

Moscou
(Brasil, 2009)
De Eduardo Coutinho
Com Enrique Diaz e o Grupo Galpão
Prêmio Contigo de Cinema: indicado a Melhor Documentário e Direção em Documentário
Confira a crítica de Rodrigo de Oliveira

 

 

Peões
(Brasil, 2004)
De Eduardo Coutinho
Festival de Brasília: Melhor Filme e Prêmio da Crítica
APCA: Melhor Filme
Confira a crítica de Robledo Milani

 

Santo Forte
(Brasil, 1999)
De Eduardo Coutinho
Festival de Gramado: Prêmio Especial do Júri
Festival de Brasília: Melhor Filme, Roteiro e Edição
Confira a crítica de Marcelo Müller

 

 

 

NOTÍCIAS

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Publicado por