Se há uma premiação que consegue, ao mesmo tempo, ser previsível e ainda assim cheia de surpresas, é o Oscar. Por um lado, em diversas categorias os favoritos são anunciados com semanas de antecedência graças às demais cerimônias e entidades, que divulgam antecipadamente seus favoritos. Porém, há tantas outras que que os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood fazem questão de deixar claro sua independência e vontade própria, apostando em nomes que surgiram na última hora e revelando um humor bastante particular. O que podemos fazer, no entanto, é ao mesmo tempo olhar para a história do prêmio, contrapor isso com o histórico desta própria temporada e, ainda assim, contar com uma boa dose de sorte na hora dos nossos “chutes”! Confira, abaixo, quais são os favoritos em cada uma das vinte e quatro categorias na opiniões dos editores do Papo de Cinema!
ROTEIRO ORIGINAL
Nossa aposta:
Demais concorrentes:
Aqui não tem pra ninguém. Premiado no Sindicato dos Roteiristas, no Bafta, pela Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos EUA e pelos Críticos de Nova York, Los Angeles, Londres, Indiana, Florida, Chicago, Toronto e Oklahoma, O Grande Hotel Budapeste é o franco favorito nesta categoria.
ROTEIRO ADAPTADO
Nossas apostas:
Demais indicados:
Ao contrário da categoria-irmã, esta é uma das mais divididas e a única que não possui um favorito absoluto entre os críticos do Papo de Cinema. O Jogo da Imitação foi premiado no Sindicato dos Roteiristas, feito que Whiplash e Sniper Americano não conseguiram, mas possuem chances movidas por dois sentimentos: reconhecer seu realizador, que não conseguiu uma vaga na categoria de Direção (no caso do primeiro), ou empolgado pelo incrível sucesso de bilheteria (no segundo).
EFEITOS VISUAIS
Nossas apostas:
Demais indicados:
Deste grupo, Interestelar é o campeão de indicações – concorre em cinco categorias – o que já demonstra seu favoritismo junto aos votantes. Por outro lado, foi premiado no Bafta e pelos críticos da Florida, Phoenix, St. Louis e de Las Vegas. Guardiões da Galáxia, por outro lado, foi o sucesso de público mais inesperado do ano, e talvez esse mesmo impacto se reflita aqui. A propósito: o vencedor do Sindicato dos Técnicos em Efeitos Visuais foi… Planeta dos Macacos: O Confronto!
SOM
Nossas apostas:
Demais concorrentes:
Premiado com o Bafta, Whiplash sai na frente do seus concorrentes. O vencedor no Cinema Audio Society, no entanto, foi Birdman. Interestelar (valorizado pelos aspectos técnicos) e Sniper Americano (um sucesso de última hora que pode surpreender) correm por fora.
EDIÇÃO DE SOM
Nossas apostas:
Demais concorrentes:
Apesar de Birdman e Invencível também terem sido premiados no Motion Picture Sound Editores Awards, o grande vencedor deste ano foi Sniper Americano, o que o coloca como franco favorito, confirmando a aposta dos editores. Interestelar marca presença pelo visual fantástico e pelos sons fundamentais utilizados na sua ambientação, que não podem ser ignorados (ainda que tenham poucas chances de vitória).
FOTOGRAFIA
Nossas apostas:
Demais concorrentes:
Apesar de ter ganho no ano passado, por Gravidade (2013), Emmanuel Lubezki é o favorito absoluto novamente neste ano por Birdman, outro trabalho em parceria com um cineasta que, assim como ele, é mexicano (primeiro Alfonso Cuarón, agora Alejandro Iñarritu). Além de ter sido premiado pelo Sindicato dos Fotógrafos, neste ano ganhou também o Bafta, o Critics Choice e o prêmio dos Críticos de Austin, Boston, Chicago, Dallas, Denver, Georgia, Houston, Las Vegas, Los Angeles, Phoenix e Washington. Ou seja, qualquer resultado diferente será completamente inesperado.
MONTAGEM
Nossas apostas:
Demais concorrentes:
Apesar desta ser a primeira indicação de Sandra Adair (parceira habitual do diretor Richard Linklater), ela é a grande favorita neste ano. Foi a vencedora do prêmio do Sindicato dos Editores, e ganhou também as premiações dos críticos de Boston, Los Angeles e São Francisco. Como quem ganhou o Critics Choice foi Birdman – que nem indicado ao Oscar foi – as chances de Boyhood aumentaram. No entanto, não se pode desconsiderar o trabalho de Joel Cox e Gary Roach, por Sniper Americano, também parceiros de longa data do realizador do filme – no caso, o diretor Clint Eastwood. O primeiro, inclusive, ganhou nesta mesma categoria por Os Imperdoáveis (1992), há mais de vinte anos.
DESIGN DE PRODUÇÃO
Nossas apostas:
Demais concorrentes:
Adam Stockhausen (indicado no ano passado por 12 Anos de Escravidão) e Anna Pinnock (que concorre também por Caminhos da Floresta, e já com outras três indicações no currículo) ganharam o Bafta, o Critics Choice e o Sindicato dos Diretores de Arte, além de vários prêmios da crítica. Se isso não for o suficiente para colocá-los como favoritos, basta assistir a O Grande Hotel Budapeste e se deixar deslumbrar pelos incríveis cenários e ambientes criados especialmente para a produção.
FIGURINO
Nossa aposta:
Demais concorrentes:
Milena Canonero já tem três Oscars na sua estante – Barry Lyndon (1975), Carruagens de Fogo (1981) e Maria Antonieta (2006) – e esta é sua nona indicação. A veterana, no entanto, não poderia estar mais tranquila. O incrível trabalho que apresentou em O Grande Hotel Budapeste já lhe rendeu o Bafta, o Critics Choice e o prêmio do Sindicato dos Figurinistas (troféu também recebido por Caminhos da Floresta, sua única ameaça no caminho rumo ao ouro de Hollywood).
MAQUIAGEM E CABELOS
Nossas apostas:
Com apenas três concorrentes, as margens de erro diminuem. E se alguns acreditam que a fantasia intergaláctica de Guardiões da Galáxia (premiado no Sindicato dos Maquiadores e indicado ao Bafta) ou as transformações físicas dos três atores principais de Foxcatcher (que também disputaram o Sindicato dos Maquiadores) podem ser consagradas, a maioria está apostando em O Grande Hotel Budapeste (igualmente premiado no Sindicato dos Maquiadores, além de ter ganho o Bafta). Mark Coulier, aliás, venceu o Oscar por A Dama de Ferro (2011), e está em sua segunda indicação.
CANÇÃO ORIGINAL
Nossas apostas:
Demais concorrentes:
Com exceção de Diane Warren, que está em sua sétima indicação (sem nunca ter ganho, no entanto), todos os demais indicados nesta categoria são novatos no Oscar. Mas é bastante provável que ela saia de mãos abanando mais uma vez, pois seu filme foi pouco visto nos EUA (no Brasil permanece inédito). Muitos apostam que aqui será o espaço da recompensa, ou seja, o momento de premiar filmes que deveriam ter sido lembrados em outras categorias, como Selma (que apesar de disputar Melhor Filme, ficou de fora de Direção, Ator e Roteiro, por exemplo) ou Uma Aventura Lego (esnobado como Melhor Longa de Animação). Com a vitória no Globo de Ouro, a canção dos astros pop John Legend e Common sai na frente. Mas há quem acredite que a bela “Lost Stars”, de Mesmo Se Nada Der Certo, possa roubar o show. Afinal, não seria a primeira vez – o longa anterior do diretor John Carney, Apenas Uma Vez (2006), ganhou justamente nesta categoria em 2008.
TRILHA SONORA
Nossas apostas:
Demais concorrentes:
A dupla indicação de Alexandre Desplat – que já foi indicado seis vezes antes, sem nunca ter ganho, no entanto – foi um feito e tanto, porém é possível que tenha provocado um efeito contrário. Afinal, os ótimos trabalhos que apresentou em O Jogo da Imitação e em O Grande Hotel Budapeste podem ter dividido a opinião dos votantes, abrindo espaço para uma terceira opção: Jóhann Jóhannsson, por A Teoria de Tudo, que após a vitória no Globo de Ouro saiu na frente na bolsa de apostas.
CURTA DE ANIMAÇÃO
Nossas apostas:
Demais concorrentes:
Apresentado nos cinemas antes da exibição de Operação Big Hero, O Banquete, uma encantadora produção da Disney, ganhou o Annie – o Oscar da Animação – além de ter sido premiada também no Festival de Hamptons. A mesma técnica – apresentar o curta nos cinemas em um programa duplo com um longa de grande potencial de público – foi usada por A Single Life, uma produção holandesa de muito sucesso no seu país de origem.
LONGA DE ANIMAÇÃO
Nossas apostas:
Demais concorrentes:
Surpreendente, o favorito não está concorrendo – até o anúncio dos indicados, muitos apostavam que Uma Aventura Lego seria o vencedor. Este, no entanto, ficou de fora, abrindo espaço para outros títulos. Com a vitória no Globo de Ouro, Como Treinar o Seu Dragão 2 se tornou o favorito, mas não se pode ignorar o sucesso de bilheteria de Operação Big Hero (mais de US$ 520 milhões em todo o mundo), além deste ser o concorrente da Disney – o estúdio mais tradicional e mais premiado nesta categoria nos anos anteriores.
DOCUMENTÁRIO CURTA
Nossas apostas:
Demais concorrentes:
Ainda que Nasza Klatwa (Our Curse) tenha sido premiado nos festivais de Aspen, Lisboa e de Sheffield, e La Parka (The Reaper) tenha sido indicado ao Camerimage, o franco favorito nesta categoria é Crisis Hotline: Veterans Press 1, uma produção da HBO ainda inédita nos cinemas. O tema deste último – suporte emocional à militares em crise após terem servido em períodos de guerra – encontra forte ressonância entre os norte-americanos, e deverá sensibilizar o maior número de admiradores.
DOCUMENTÁRIO LONGA
Nossas apostas:
Demais concorrentes:
Apesar de estarmos torcendo muito por O Sal da Terra, dirigido por Juliano Ribeiro Salgado (filho do fotógrafo Sebastião Salgado, tema do filme) e pelo consagrado Wim Wenders, em sua terceira indicação nesta mesma categoria, este longa – uma co-produção entre Brasil, Itália e França – premiado no Festival de Cannes e indicado também ao César (França) e ao Goya (Espanha) tem poucas chances no Oscar. O favorito é mesmo Citizenfour, premiado no Bafta, pelos críticos de Boston, Austin, Dallas, Detroit, Houston, Kansas, Las Vegas, Iowa, Londres, Los Angeles, Nova York, San Diego, São Francisco e Utah, além de ter ganho a Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos EUA e o prêmio da Internacional Documentary Association. O intrigante e revelador A Fotografia Oculta de Vivian Maier também recebeu mais de vinte prêmios e indicações, e possui seus defensores.
CURTA DE FICÇÃO
Nossas apostas:
Demais concorrentes:
Exibido no Festival de Berlim, Boogaloo and Graham conta a história de dois meninos precisando lidar com fortes mudanças em sua família. É, provavelmente, o mais emocional dos cinco concorrentes, o que deve ser decisivo na hora do voto. Foi premiado com o Bafta, o que também pode ser um bom empurrão. Já The Phone Call tem como maior mérito contar com dois astros como protagonistas, Sally Hawkins (já indicada uma vez) e Jim Broadbent (já premiado uma vez). Foi vencedor do Festival de Tribeca. O com a maior quantidade de premiações, no entanto, é La Lampe au Beurre de Yak, uma co-produção entre França e China bastante aplaudida, mas que talvez seja “estrangeira” demais para os votantes da Academia.
FILME ESTRANGEIRO
Nossas apostas:
Demais concorrentes:
A disputa, nesta categoria, está bem acirrada. Ida, concorrente da Polônia, é o favorito da crítica (o mais premiado deste ano), e como está concorrendo também como Melhor Fotografia, mostra o quão bem recebido pelos membros da Academia o filme foi. Leviatã, representante da Rússia, por outro lado, foi premiado no Festival de Cannes (Melhor Roteiro) e ganhou o Globo de Ouro. Ou seja, qualquer um destes dois resultados pode ser possível, enquanto que os demais – como o aclamado Relatos Selvagens, da Argentina – correm por fora, com chances mínimas.
ATOR COADJUVANTE
Nossa aposta:
Demais concorrentes:
Como não apostar no franco favorito? Apontado por alguns até mesmo como ‘co-protagonista’, o trabalho de J. K. Simmons em Whiplash é tão impressionante e arrebatador que até os demais concorrentes sabem que não possuem a menor chance de vitória. Apenas para confirmar: com exceção de Edward Norton, que ganhou o National Board of Review lá em dezembro, no início da temporada, nenhum dos outros ganhou um único prêmio de peso sequer: todos foram para Simmons!
ATRIZ COADJUVANTE
Nossa aposta:
Demais concorrentes:
Como assim que Meryl Streep, vencedora de três estatuetas e recordista absoluta com 19 (!) indicações, não é a favorita? Ou Keira Knightley ou Laura Dern, ambas em suas segundas indicações sem vitória prévia? E nem mesmo a novata Emma Stone, concorrendo pelo filme campeão de indicações neste ano? De fato, as demais concorrentes nesta categoria são meras… coadjuvantes! A favorita e inevitável ganhadora será Patricia Arquette, que por seu trabalho em Boyhood ganhou praticamente todas as premiações prévias – os críticos de Los Angeles chegaram a premiá-la como Melhor Atriz, na categoria principal!
ATOR
Nossas apostas:
Demais concorrentes:
A única categoria de atuação cujo resultado pode surpreender. O favorito é Eddie Redmayne, que ganhou o Globo de Ouro (Ator em Drama), o SAG e o Bafta. Mas Michael Keaton não fica muito atrás – além de ser o favorito dos críticos (em quantidade de prêmios ele é o campeão), ele também ganhou o Globo de Ouro (Ator em Comédia) e o SAG (como Elenco), sem falar no Critics Choice. A disputa entre os dois está acirrada, o que pode acabar gerando uma divisão dos votos e abrindo espaço para uma outra opção. Neste caso, Bradley Cooper (em sua terceira indicação consecutiva) parece ser o mais provável.
ATRIZ
Nossa aposta:
Demais concorrentes:
Mais uma vez, não tem pra ninguém: Julianne Moore é a dona do Oscar deste ano nesta categoria. É sua quinta indicação, ela nunca ganhou antes e, ainda que o filme seja esquemático e de pouca repercussão, o trabalho que ela apresenta é irretocável. Rosamund Pike pode ser a mais premiada do ano pela crítica (mas é uma novata, assim como Jones), e Marion Cotillard foi a boa surpresa de última hora (mas já ganhou antes, assim como Witherspoon), porém ninguém aqui tem força suficiente para ameaçar a consagração da estrela de Para Sempre Alice.
DIREÇÃO
Nossas apostas:
Demais concorrentes:
A divisão entre Birdman e Boyhood se reflete aqui também. Se Alejandro Iñarritu é o favorito, conta muito o fato de ter ganho o prêmio do Sindicato dos Diretores. Richard Linklater, no entanto, foi premiado no Bafta, no Globo de Ouro e no Critics Choice, além da maioria das agremiações de críticos, o que pode pesar no resultado final. Entre os demais, apenas Wes Anderson teria algum fôlego, mas apenas no caso de um empate técnico entre os dois primeiros anularem suas chances mutuamente, abrindo espaço para uma terceira via.
FILME
Nossas apostas:
Demais concorrentes:
A disputa pelo principal prêmio da noite está se dando passo a passo, com dois fortes concorrentes: Birdman e Boyhood. Apesar dos editores do Papo de Cinema preferirem em sua maioria o primeiro, é consenso que qualquer um destes dois nomes poderá surgir quando o envelope for aberto. Birdman tem a seu favor o fato de ter ganho os três principais sindicatos: Produtores, Diretores e Atores. Já Boyhood levou o Globo de Ouro, o Bafta, o Critics Choice e a maioria dos prêmios da crítica. Ou seja: será um, ou outro. Ao menos isso ninguém discute!
*participaram deste poll o editor-chefe Robledo Milani e os editores Conrado Heoli, Marcelo Müller, Matheus Bonez e Rodrigo de Oliveira.