Categorias: ArtigosPreview

Preview :: Maio 2013

Publicado por
Robledo Milani

capa1 e1367257839570

Muitas novidades estão sendo prometidas para chegarem aos cinemas nacionais durante o próximo mês. Grandes campeões de público, produções nacionais que fizeram bonito em festivais por todo o país, obras que devem fazer a festa de públicos específicos, sucessos de crítica, encontro de grandes astros, elogiadas produções europeias, as novas produções de terror e dois projetos que resgatam a vida e a obra do músico Renato Russo. Tudo isso e muito mais você confere aqui, em primeira mão, no Preview Maio 2013!

Blockbusters

–       Uma Ladra Sem Limites (10/5)

–       Reino Escondido (17/5)

–       Velozes e Furiosos 6 (24/5)

–       Se Beber Não Case – Parte III (31/5)

Em maio tem início ao verão norte-americano, ou seja, é a época do ano marcada pelas estreias das produções mais aguardadas da temporada. São títulos que procuram agradar a mais ampla fatia de público, como a comédia Uma Ladra Sem Limites, que marca o encontro da indicada ao Oscar Melissa McCarthy (Missão Madrinha de Casamento, 2011) com Jason Bateman, num longa do mesmo diretor da comédia sensação Quero Matar Meu Chefe (2011). Depois temos Reino Escondido a nova animação de Chris Wedge, o mesmo diretor do primeiro A Era do Gelo (2002). Vin Diesel, Paul Walker e Dwayne Johnson estão mais uma vez à toda velocidade em Velozes e Furiosos 6, enquanto que Bradley Cooper reencontra o wolfpack no capítulo final da trilogia Se Beber Não Case – Parte III.

 

Festivais

–       Elena (10/5)

–       O que se move (10/5)

–       Giovanni Improtta (17/5)

–       Bonitinha mas Ordinária (24/5)

O belo e sensorial Elena foi sucesso no Festival de Brasília 2012, onde foi premiado como Melhor Filme pelo Júri Popular, além de ter ganho do júri oficial dos candangos de Melhor Direção (Petra Costa), Direção de Arte e Montagem em Documentário. O que se move, por sua vez, comoveu a plateia do Festival de Gramado 2012, com uma história sobre três mulheres que precisam lidar com a perda de seus filhos. Fernanda Vianna ganhou o kikito de Melhor Atriz. Por fim, temos a comédia Giovanni Improtta, de e com José Wilker, e a nova adaptação de Bonitinha mas Ordinária, de Moacyr Góes, ambos exibidos no Cine PE 2013.

 

Renato Russo

–       Somos Tão Jovens (10/5)

–       Faroeste Caboclo (30/5)

Renato Russo está mais presente do que nunca – ao menos no cinema nacional. Neste mês de maio duas produções nacionais resgatam a vida e a obra do popular músico brasiliense, que quando vivo foi líder da banda Legião Urbana. O primeiro lançamento, Somos Tão Jovens, é a cinebiografia do cantor e compositor, retratando seus anos de formação artística na juventude, as investidas musicais no começo da carreira e indo até a formação do grupo que marcou o rock brasileiro. Thiago Mendonça, como protagonista, tem uma interpretação visceral e quase sobrenatural. Já Faroeste Caboclo, que chega no final do mês, é a adaptação cinematográfica da canção de mesmo nome, um dos maiores sucessos da carreira de Russo. A trama, que conta a trajetória de João de Santo Cristo (Fabricio Boliveira), mostra sua saída do sertão nordestino em direção à Brasília até encontrar o amor no braços de Maria Lúcia (Ísis Valverde).

 

Cults

–       Em Transe (03/5)

–       Tese sobre um Homicídio (10/5)

Danny Boyle, após os oscarizados Quem quer ser um milionário? (2008) e 127 Horas (2010), está de volta com Em Transe, um longa que possui uma pegada similar a um dos seus maiores sucessos de início de carreira, Trainspotting (1996). No filme, um operador de leilões (James McAvoy) perde a memória após um roubo de uma obra de arte e precisa desvendar suas lembranças para saber onde o quadro foi parar. O ritmo frenético da ação, a trilha sonora alucinante e a trama cheia de reviravoltas devem garantir o interesse dos fãs. Depois temos um lançamento que deve agradar aos admiradores do cinema argentino e, principalmente, do astro Ricardo Darín: Tese sobre um Homicídio, seu mais recente trabalho, que foi sucesso de público e de crítica na Argentina.

 

Crítica

–       Amor Profundo (10/5)

–       Sem Proteção (24/5)

–       Amor Pleno (31/5)

Sem Proteção, thriller de e com Robert Redford e grande elenco, e Amor Pleno, o novo projeto de Terrence Malick, com Ben Affleck, Javier Bardem e Rachel McAdams, já estavam previstos para o mês passado, mas foram adiados e devem chegar às telas nacionais agora em maio. Mas outra surpresa que desde o início do ano tem sido prometida e deve finalmente entrar em cartaz é Amor Profundo, que rendeu à Rachel Weisz uma indicação ao Globo de Ouro como Melhor Atriz em Drama neste ano!

 

Astros

–       Terapia de Risco (03/5)

–       O Casamento do Ano (30/5)

Último longa de Steven Soderbergh para o cinema antes de uma aposentadoria precoce – ou seriam umas férias prolongadas? – Terapia de Risco foi bastante aplaudido na mais recente edição do Festival de Berlim e chama atenção pelo elenco estrelado, composto por nomes como Channing Tatum, Jude Law, Rooney Mara e Catherine Zeta-Jones. Já a comédia O Casamento do Ano não impressionou muito nas bilheterias norte-americanas, mas fãs de Robert De Niro, Susan Sarandon, Amanda Seyfried e Katherine Heigl, entre outros, devem garantir um bom público aqui no Brasil.

 

Europeus

–       Ferrugem e Osso (03/5)

–       Expedição Kon-Tiki (17/5)

Dois longas europeus que fizeram sucesso na última temporada de premiações chegam, após meses de atraso, finalmente às telas nacionais. O primeiro é o francês Ferrugem e Osso, que foi premiado no César e recebeu indicações ao Globo de Ouro como Melhor Filme Estrangeiro e como Atriz em Drama, para Marion Cotillard. Já Expedição Kon-Tiki representou a Noruega entre os indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, baseado numa incrível história real.

 

Terror

–       O Último Exorcismo – Parte 2 (10/5)

–       O Massacre da Serra Elétrica – A Lenda Continua (17/5)

–       Silent Hill: Revelação (31/5)

Um dos gêneros de fãs mais fiéis e fervorosos, o terror irá ser bem representado neste mês com três novos projetos, dois deles apostando no 3D para conquistar o público. O Último Exorcismo – Parte 2 dá sequência aos inusitados eventos vistos no primeiro episódio, de 2010. O Massacre da Serra Elétrica – A Lenda Continua é uma reinvenção da famosa série, que já teve várias produções nos anos 1980, 1990 e 2000. E por fim há o novo longa baseado no popular videogame Silent Hill: Revelação, continuação não-oficial do filme de 2006.

Críticas de todos estes projetos, artigos especiais, entrevistas exclusivas, a opinião do time mais qualificado da web nacional e muito mais você encontra nas novidades diárias do Papo de Cinema! Fique ligado e bons filmes!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
é crítico de cinema, presidente da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (gestão 2016-2018), e membro fundador da ABRACCINE - Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Já atuou na televisão, jornal, rádio, revista e internet. Participou como autor dos livros Contos da Oficina 34 (2005) e 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016). Criador e editor-chefe do portal Papo de Cinema.